Após quase duas décadas parque é restaurado e será entregue novamente a população buriense. Foto: Prefeitura de Buri/Divulgação. |
Por Michel Lopes 11/06/2024 - 17h09
Após quase duas décadas inativo, o Parque Ecológico Antônio Vieira de Almeida está de volta. A Prefeitura de Buri divulgou nesta terça feira (11) a data da reinauguração, prevista para este sábado (15) a partir das 9h.
O parque, inaugurado em 1996 pelo ex-prefeito João Domingues de Oliveira (in memoriam), fica no bairro da Capelinha. O espaço de lazer e visitação abriga monumentos icônicos, dentre eles, réplicas de dinossauros, restauradas após deterioração em decorrência do tempo e da falta de manutenção.
Inicialmente o parque ecológico (mimo dos burienses) abrigava também animais silvestres. Em meados de 2007 e 2008 eles foram transferidos para outros zoológicos, sob a justificativa na época, de alto investimento com a alimentação deles. De lá pra cá o espaço foi se deteriorando e dia após dia, tomado pelo mato. Ainda assim, por um determinado período, continuou sendo visitado por aqueles que sentiam profundamente ao vê-lo em ruínas.
O trabalho de restauração, reconstrução e limpeza começou há alguns anos e contou com uma força tarefa envolvendo servidores municipais. Além dos monumentos, foram restauradas as chamadas fontes da juventude, dos desejos, da Santa, calçamento, jardins, fixadas novas estruturas, construído um novo estacionamento e novos acessos.
Assim como o Pq. do Tubarão, o Pq. Ecológico inseriu a cidade no circuito turístico regional, tornando-se atrativos para centenas de turistas e cartões postais de Buri durante anos. A expectativa com a reabertura é que a população receba de volta aquilo que nunca deveria ter sido tirado e desfrute bons momentos em família e amigos.