Professores de Itapeva pedem cumprimento de sentença judicial relacionada a incorporação de valores aos salários previsto em Lei Municipal. Foto: Reprodução/ Itapeva Alerta.

Por Michel Lopes 25/07/2024 

Professores da rede municipal de ensino de Itapeva/SP protestaram em frente a prefeitura da cidade na manhã desta quinta feira (25), solicitando que o governo local cumpra uma sentença judicial e repasse valores relacionados a Evolução Funcional Via Acadêmica, prevista em Lei Municipal nº 2789/2008.

O grupo com cerca de cem manifestantes vestiu preto, segurou faixas pedindo Justiça e a incorporação desses valores aos salários, conforme especificado nos Artigos 47 e 48 da Lei. De acordo com os educadores, o Estatuto do Magistério garante direitos específicos às categorias PEB I e IV e que ao invés disso, tiveram salários rebaixados, ao contrário de outras categorias contempladas com reajuestes.

Em razão disto eles disseram se sentir desvalorizados e que não solicitam aumento salarial, apenas o pagamento retroativo devido.

"Os professores ressaltam que a manifestação é um pedido de socorro, reivindicando a evolução funcional via acadêmica, um direito garantido por lei e reconhecido judicialmente, mas que continua sendo negado pelas secretarias de Educação e Finanças" [sic]

Fonte: Itapeva Alerta