Fumaça na atmosfera: Queimadas no estado de São Paulo reflete no horizonte. Foto: Michel Lopes

 A semana inicia com tempo seco e previsão de temperaturas elevadas na região sudoeste paulista por conta da onda de calor. O fenômeno já cravou os temômetros nos 35ºC durante o final de semana da Independência e deve repetir nos próximos dias, em Buri/SP.  

O horizonte esbranquiçado, percebido nos últimos dias é fumaça na atmosfera, resultado de queimadas em cidades do estado de São Paulo.

A falta de chuvas pode tornar a situação ainda mais crítica. Por isso a Defesa Civil tem emitido diariamente alertas sobre o alto risco de queimadas e dicas de como proteger a saúde e o meio ambiente. 

"Risco elevado para incêndio florestal em sua região. Redobre a atenção em áreas de vegetação seca. Não coloque fogo no mato, isso é crime!"

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as temperaturas estarão 5ºC acima da média nos próximos dias. 

Consequências das queimadas.

Incêndios e queimadas reduzem a qualidade do solo, destroem a vegetação, contribuem para a poluição do ar e aumentam o número de morte de animais.

Além dos danos causados ao meio ambiente, o fogo e a fumaça podem trazer sérios riscos à saúde e tomar proporções incalculáveis, ocasionando perdas em propriedades.

Atitudes simples podem evitar  estas situações;

Não jogue bituca de cigarro pela janela do veículo;
Evite utilizar fogo para limpeza de terrenos e queima de lixo;
E se avistar um foco de incêndio, avise os bombeiros através do número 193.
Não esqueça: Queimada é crime!

Fonte: INMET/ Defesa Civil