Segurança contou com apoio de forças especializadas da Policia Militar, Policia Civil e Guarda Municipal. Foto: Buri Conectado/ Reprodução. |
Por Michel Lopes 08/10/2024
A última eleição surpreendeu cidadãos de Buri e foi marcada pela ordem e ausência de confrontos. O cronograma eleitoral definido pelas autoridades policiais e judiciária, junto aos representantes de partidos, funcionou e evitou encontros de apoiadores rivais durante as campanhas.
O planejamento estabeleceu o bairro, dia, horário e itinerário de cada campanha, incluíndo as carreatas. Os carros de som só foram permitidos durante os movimentos, com a presença dos candidatos e não mais durante todo o dia. Também foi estabelecido o tempo de até 3 horas, em horários diferentes, para que candidatos a prefeito e vice pudessem votar, sem reunir apoiadores.
A segurança foi reforçada e contou com apoio de policiais militares e forças especializadas, a exemplo da Força Tática da PM, Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), Policia Civil e Guarda Civil Municipal.
A interdição total ou parcial de praças e conhecidos pontos de aglomeração às vésperas e no dia das eleições e todo aparato de segurança, evitou o uso da força. As bombas de efeito moral não foram necessárias desta vez.
Assim que as zerésimas indicaram matematicamente o vencedor à prefeitura de Buri, apoiadores comemoraram e aos poucos deixaram a Praça da Bíblia. As urnas foram levadas ao Cartório Eleitoral de Angatuba/SP em segurança e o resultado oficial dos vencedores divulgado momentos depois.
Apoiadores de Germano Peschel e Ronaldo Danilo de Almeida, eleitos prefeito e vice (2025-202028) reuniram-se inicialmente em frente a casa do candidado e em seguida na Praça Trem das Onze, onde foram feitos os agradecimentos.
Policiamento reforçado na Praça da Bíblia ao término das eleições. Foto: Michel Lopes |