As consultas iniciaram na terça-feira (12) e seguem a ordem de cadastro --- Foto: Secretaria Municipal de Saúde/ Divulgação.

Por Michel Lopes 19/11/2024

O município de Buri implementou uma nova modalidade de atendimento na área da Saúde, voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): a telemedicina. O atendimento será realizado inicialmente uma vez por semana --- nas manhãs de sexta-feira --- numa sala temática preparada no Centro de Terapias (CT) da Vila Rosa.

De acordo com a secretária de Saúde, Luana Albuquerque, a decisão de iniciar o programa com consultas em neurologia infantil foi motivada pela alta demanda nessa especialidade e pela escassez de consultas ofertadas pelos órgãos reguladores.

“Buri resolveu implantar esse sistema começando pelos atendimentos em neurologia infantil devido a grande demanda nessa área e a infelizmente limitada oferta de consultas disponíveis nos sistemas reguladores”, explicou Luana.

As consultas serão organizadas por um sistema de cadastro e agendamento eficiente, respeitando a ordem dos encaminhamentos já protocolados na Secretaria Municipal de Saúde.

“Após diversas tentativas e diante da dificuldade de encontrar profissionais disponíveis, decidimos investir nessa ferramenta. Avaliamos que seria uma excelente solução para dar continuidade e resolutividade aos atendimentos nessa área tão essencial”, completou a secretária.

A teleconsulta, uma realidade consolidada em diversos países, vem ganhando espaço também no Brasil, especialmente no setor privado. Potencializada pelos avanços tecnológicos, a teleconsulta encurta distâncias e facilita o acesso a profissionais especializados, promovendo maior agilidade e eficiência no cuidado aos pacientes.