![]() |
MS anunciou gratuidade de 41 medicamentos em farmácias credenciadas - Foto: Michel Lopes/ Reprodução. |
Michel Lopes 19/02/2025
A Secretaria Municipal de Saúde de Buri recomendou nesta quarta-feira (18), aos beneficiários do Programa Farmácia Popular, a denunciarem estabelecimentos credenciados que se recusarem a fornecer medicamentos gratuitos. As orientações foram divulgadas nos stories das redes sociais da pasta.
Embora não tenha informado se recebeu reclamações formais, a secretaria mencionou alguns canais oficiais para que os usuários possam registrar suas denúncias.
Uma internauta entrou em contato com o Buri Conectado para relatar que, em Buri, não conseguiu obter o cloridrato de metformina — medicamento utilizado no tratamento do diabetes — por meio do programa. No entanto, segundo ela, o remédio é disponibilizado normalmente para sua avó em São Paulo.
Diante de situações como essa, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que os beneficiários denunciem os estabelecimentos através do Disque Saúde 136, selecionando as opções 8 e 1. Também é possível registrar queixas junto ao Ministério Público e à Defensoria Pública.Na última quinta-feira (13), o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da gratuidade do Programa Farmácia Popular, garantindo a distribuição gratuita de todos os 41 medicamentos disponíveis nas farmácias credenciadas.
![]() |
Saúde faz recomendações aos beneficiários do Programa Farmácia Popular - Foto: SMS/ Reprodução. |