Carnaval de Buri em mais uma tentativa de resgatar a tradição cultural suspensa após anos - Foto: Internautas/ Redes Sociais

Michel Lopes 04/03/2025

O Carnaval encerrou-se nesta terça-feira (4) em Buri, após dias de muita alegria, samba e fantasia.

A festa começou na última sexta-feira (28) ao som da banda Origem, que animou todas as noites de folia.

No sábado e na segunda-feira, a escola de samba Asa Branca desfilou na Rua Cel. Licínio com muito samba e uma belíssima homenagem ao trio "Irmãos Coragem". As fantasias deram um charme especial ao desfile e atraíram muitas famílias para prestigiar o evento.

No domingo, dois blocos desfilaram após anos sem o tradicional desfile de rua. O Kxetão, já conhecido pelo público, abriu o percurso levando suas cores vibrantes e muita música. 

Em seguida, o bloco Conectados na Folia estreou no Carnaval com grande animação e contou com a participação especial do Robô Tequileiro, que se tornou a atração favorita das crianças, rendendo muitos registros fotográficos.

No geral, o Carnaval na cidade foi tranquilo, com poucas ocorrências, todas rapidamente controladas pelas equipes de vigias, Polícia Militar e Guarda Municipal.

O Carnaval em Buri chegou a ser suspenso liminarmente pela Justiça, mas foi liberado às vésperas do início das festividades, após dirigentes de blocos e representantes do município apresentarem documentos que esclareceram informações equivocadas sobre um suposto "open bar" na Praça 9 de Julho. A principal preocupação era a presença de menores, caso houvesse distribuição indiscriminada de bebidas alcoólicas, algo que, na realidade, não estava previsto na programação.

Conforme os blocos, o sistema "open bar" ocorre tradicionalmente apenas em festas privadas, não durante os desfiles, nem na praça e que seguiram rigorosamente as determinações de restringir o acesso de menores, mesmo acompanhados pelos pais. 

Durante os dois dias de evento privado, equipes da Polícia Militar e do Conselho Tutelar realizaram fiscalizações para garantir o cumprimento das regras.