Policiais foram até o local após denúncia e mapearam a área - Foto: Policia Civil/ Divulgação.

Michel Lopes 24/03/2024

A Polícia Civil de Buri abriu um inquérito para investigar um suposto desmatamento numa área no bairro da Capelinha. Os agentes estiveram no local na última sexta-feira (21) e confirmaram a derrubada de parte da vegetação em uma área de aproximadamente um hectare.

Segundo a Polícia, moradores da região relataram que o terreno era preservado pelo antigo proprietário, falecido recentemente. A Polícia Científica e a Polícia Ambiental foram acionadas para auxiliar nas investigações.

Análises de imagens de satélite indicam que a área, originalmente coberta por mata fechada, apresenta sinais de desmatamento recente. O caso segue em apuração.

No Brasil, o desmatamento ilegal pode resultar em diversas penalidades, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). As principais sanções incluem:

Multas, que variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, dependendo da extensão da área desmatada e do tipo de vegetação.

Pena de detenção de 1 a 3 anos e multa para quem desmatar em áreas protegidas sem autorização. O infrator pode ser obrigado a recuperar a área degradada, por meio de reflorestamento ou compensação ambiental, entre outras.

A investigação conta com o trabaho das Policias Científicas e Ambiental - Foto:Policia Civil/ Divulgação.