A assistente social, Miriam da Silva Braz, enviou uma nota ao Buri Conectado, falando da situação da documentação da Associação de Cães e Gatos de Buri, enquanto esteve na tesouraria da entidade. Em sua fala ela diz que o recurso perdido, no valor de R$ 50 mil de emenda parlamentar e conquistado através de engajamento popular, não tem relação ao período em que atuou na entidade.


Nota:
"Meu nome é Miriam da Silva Braz, sou assistente social e gostaria de esclarecer sobre os documentos da Associação de Cães e Gato de Buri. Verdade que em 2023 eu estava como tesoureira e perdi os documentos da Associação que estavam em em meu poder, 'a ata de criação e posse e o estatuto'. Imediatamente compareci no registro civil de itapeva, onde foram levados os documentos originais para abertura do CNPJ e naquela mesma semana paguei com meus próprios recursos e obtive novas vias dos documentos.

Quero esclarecer que o fato da associação não ter conseguido a verba, não tem nada a ver com a perda e entrega de documentos, muito menos com a prestação de contas.

É sabido que uma emenda parlamentar, quando é direcionado a uma OSC (organizações Sociedade Civil), como a associação em questão, precisa ter uma sede própria e relatório circunstanciado de atendimento e também atestado de utilidade pública. Sendo assim, esse é o motivo que a associação perdeu a verba, por que não basta ter um CNPJ e um nome,  a ONG precisa ter endereço ou sede, portanto chega de colocar a responsabilidade na administração anterior, pois desde 2023 a associação está com a atual administração". 

A manifestação da ex-tesoureira da ONG se deu após contato do Buri Conectado, diante de reações de integrantes da atual gestão apontar que a falha teria ocorrido durante a gestão anterior. As reações foram feitas em uma nota do Buri Conectado em que alerta os riscos de novas perdas de recursos, atribuídas a falta de documentação e/ou prestação de contas.

"A Associação pertencia a outra diretoria de pessoas no ano de 2023, e neste ano a presidente registrou e assinou um documento informando que PERDEU A PASTA DE DOCUMENTOS que tinha a prestação de contas do ano todo.

Assumimos a Associação em 2024 e a partir da nossa data TODOS, enfatizo, TODOS os documentos estão em ordem e a prestação de contas está sendo feita como deve.
Pela falta de documentos de 2023 nós perdemos a emenda. Não foi por falta de documentos da atual gestão; desmazelo não foi nosso" disse Raissa Almeida Antunes [sic].
"A documentação que não foi entregue, pertencia a antiga Diretoria, que apenas nos disse" perdi a pasta com os documentos", simplesmente isso, sem dar mais detalhes. Então você deve cobrar de quem realmente perdeu e o que aconteceu e não dá nova Diretoria que está dando o sangue para continuar cuidando dos cães e gatos abandonados de Buri. Para maior esclarecimento podemos partir para uma ação judicial, onde colocaríamos os pingos nos is" Fatima da Piedade Simão [sic].