| Equipes atuaram em diferentes pontos do municĂpio para conter queimadas que ameaçavam propriedades e ĂĄreas de vegetação - Foto: GCM/ Divulgação. |
Michel Lopes 25/08/2025
As equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Brigada de IncĂȘndio foram acionadas neste final de semana para conter focos de queimadas em diferentes regiĂ”es de Buri.
O primeiro chamado ocorreu em uma fazenda, no meio de uma plantação de pinus. Enquanto os brigadistas trabalhavam no local, um novo registro de incĂȘndio foi informado em uma propriedade prĂłxima ao Distrito de Aracaçu.
O Corpo de Bombeiros de CapĂŁo Bonito chegou a ser acionado, mas segundo a GCM, nĂŁo pĂŽde atender Ă ocorrĂȘncia por jĂĄ estar empenhado em outro combate a incĂȘndio. Diante da gravidade, a Brigada deslocou sua equipe atĂ© a regiĂŁo, apĂłs moradores relatarem que as chamas estavam se alastrando entre uma propriedade e outra, e ameaçavam atingir uma casa de madeira.
A situação Ă© agravada pelo perĂodo de estiagem, que aumenta o risco de propagação do fogo. AlĂ©m de configurar crime ambiental, as queimadas trazem sĂ©rias consequĂȘncias, como destruição de ĂĄreas rurais, riscos Ă saĂșde e ameaça direta Ă segurança de pessoas e animais.
| Em perĂodo de estiagem, qualquer foco pode se espalhar rapidamente, virar um grande incĂȘndio e causar prejuĂzos irreparĂĄveis - Foto: GCM/ Divulgação. |
