Após pneu estourar, caminhão capota e pega fogo; motorista escapa com vida - Foto: Laís Rodrigues

Michel Lopes 18/10/2025

O caminhoneiro Rafael Duarte, que completa 36 anos neste sábado (18), sobreviveu a um grave acidente ocorrido na noite de quarta-feira (15), na Rodovia Lauri Simões de Barros (SP-189), entre os municípios de Campina do Monte Alegre e Buri (SP). Ele ficou preso ao volante após o caminhão capotar e sofreu uma fratura na perna ao escapar antes que o veículo fosse totalmente consumido pelas chamas.

Para a esposa, Laís Rodrigues, a sobrevivência foi um milagre.
“Meu marido nasceu de novo. Foram segundos decisivos. Se ele não tivesse conseguido sair, teria morrido carbonizado, disse emocionada”

Com 13 anos de experiência nas estradas, Rafael nunca havia se envolvido em um acidente. Segundo Laís, um dos pneus dianteiros estourou repentinamente, fazendo com que ele perdesse o controle da direção. O caminhão capotou três vezes antes de parar.

Apesar da gravidade do acidente e das chamas que destruíram completamente o veículo, Rafael está fora de perigo e se recupera da fratura.

A esposa contou que o casal tem o hábito de orar sempre antes das viagens, e que, naquela noite, teve um pressentimento diferente:

“Ele tava indo com o caminhão carregado pra Horlândia. Antes da viagem, como de costume, sempre oramos com as mãos sobre o caminhão. Mas naquela quarta-feira, a oração foi ainda mais forte. Eu estava sentindo uma angústia muito grande antes dele sair da serraria. Depois da oração, senti uma paz tão grande, como se Deus já estivesse me aliviando de algo. Digo isso com fé, pra quem crêr"

 

“Glória a Deus, tô vivo!”: caminhoneiro diz ao escapar de tragédia e emociona familiares - Foto: Laís Rodrigues

Ela disse que o caminhão só parou porque foi segurado por uma árvore após capotar. E mesmo ferido, Rafael permaneceu consciente o tempo todo:

“Quando ele abriu os olhos e viu que estava vivo, começou a glorificar a Deus. Mas logo sentiu o assoalho do caminhão esquentando muito rápido. Ele estava de cabeça para baixo, com a perna presa ao volante. Tentou puxar várias vezes, porque sabia que o fogo estava começando. Quando conseguiu soltar a perna, saiu imediatamente, rastejando pelo chão.”

Do lado de fora, testemunhas acreditavam que Rafael ainda estava dentro do caminhão em chamas. Uma delas chegou a pensar que ele havia morrido carbonizado.
“O rapaz que ajudou contou que achava que o motorista estava morrendo queimado. Mas, de repente ouviu ele gritar: ‘Tô aqui! Tô vivo! Glória a Deus!"
O caminhão foi tomado pelas chamas em questão de minutos. Rafael sofreu uma fratura na perna, mas está se recuperando bem. Para a família, a sobrevivência dele foi um verdadeiro milagre.