Fantasias e alegorias ganham forma no Centro Comunitário, onde a tradição do carnaval buriense é mantida viva - Foto: Prefeitura de Buri/ Arquivo 2025

Michel Lopes 03/02/2026

Faltam apenas 10 dias para o início das atividades carnavalescas em todo o país. Em Buri, os integrantes da escola de samba Acadêmicos da Asa Branca já iniciaram os preparativos para brilhar e encantar a população buriense por mais um ano consecutivo.

A confecção, os reparos e os ajustes das fantasias e alegorias estão sendo realizados no Centro Comunitário, local que também recebe os ensaios da bateria. A escola reúne diferentes gerações com intuito de fortalecer a cada ano o resgate da tradição e do grandioso carnaval de Buri

O carnaval da Capital da Amizade já figurou entre os melhores da região e chegou a ser destino de milhares de turistas, que se encantavam com as escolas de samba, os blocos e a alegria da festa popular na cidade. Após mais de dez anos de interrupção, a folia de rua retornou com força em 2019, mas acabou perdendo ritmo em razão da pandemia.

Este será o quarto ano consecutivo de carnaval (pós pandemia) sem interrupções e o evento tem atraído a cada edição, um número maior de participantes, incluindo moradores que optam por permanecer na cidade durante o período festivo.

Além dos desfiles, o carnaval de Buri contará com apresentações de banda show, que deve se apresentar na Praça 9 de Julho durante quatro noites. Também haverá matinê no domingo (15), com brinquedos e muita fantasia, garantindo diversão para as crianças e suas famílias. O cronograma oficial será divulgado nos próximos dias pela prefeitura.

Assim como ocorreu nas celebrações de Natal, Ano-Novo e rodeio, a expectativa é de um carnaval animado e tranquilo, reflexo do bom comportamento da população e do respeito às forças de segurança.

Os ensaios da escola de samba Acadêmicos da Asa Branca acontecem de segunda a sexta-feira, no Centro Comunitário. As fantasias serão entregues aos foliões a partir da próxima semana.

Alegria, união e tradição: o carnaval de Buri já começou nos bastidores - Foto: Prefeitura de Buri / Arquivo 2019