| Depois de anos de espera, as obras do viaduto no Trevo do 18 finalmente começaram. Um novo capítulo para a segurança dos motoristas da região - Foto/ Reprodução: Natanael Senne |
Michel Lopes 26/06/2026
As obras do viaduto no Trevo do 18, conhecido regionalmente como "Trevo da Morte", tiveram início nesta sexta-feira (26), marcando um momento histórico para a infraestrutura viária do sudoeste paulista.
A construção do dispositivo corrige um antigo problema de engenharia no cruzamento e representa o primeiro passo das obras de duplicação da Rodovia Francisco Alves Negrão, no trecho entre Capão Bonito e Itararé.
A SP-258 é uma das principais rodovias da região e exerce papel estratégico no escoamento da produção agrícola e industrial, além de servir como importante corredor de ligação entre os estados de São Paulo e Paraná.
O início dos trabalhos foi acompanhado por prefeitos e lideranças regionais, que estiveram no local para presenciar a chegada das máquinas e o começo efetivo da obra. Entre eles, o prefeito de Buri, Germano Peschel, que destacou a importância da intervenção para a segurança dos motoristas e para o desenvolvimento regional.
De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a documentação necessária para a continuidade do processo de duplicação da rodovia já foi concluída. Com essa etapa vencida, o próximo passo será o planejamento orçamentário para viabilizar o início das demais frentes de obras ao longo da SP-258.
Durante décadas, o cruzamento em nível do Trevo do 18 foi considerado um dos pontos mais perigosos da rodovia. A geometria inadequada da via, aliada aos pontos cegos para quem acessava o município de Buri, contribuiu para inúmeros acidentes, muitos deles fatais, deixando um histórico de perdas e sofrimento para diversas famílias da região.
A construção do viaduto simboliza mais do que uma obra de engenharia. Para os moradores de Buri e de toda a região, representa o encerramento de um ciclo marcado pela insegurança e pelas tragédias, além de reafirmar a atenção do poder público a uma antiga reivindicação da população. Com o avanço da duplicação da SP-258, cresce também a expectativa por uma rodovia mais moderna, segura e capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico do sudoeste paulista.
| Prefeitos e lideranças políticas da região acompanharam o início das obras no Trevo do 18, considerado um marco para a duplicação da SP-258 e para a segurança dos motoristas Foto: Natanael Senne |
