A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Buri realizou na ultima segunda-feira (29) a Conferência Municipal de Educação de Buri.

Participaram da Conferência, vice-prefeita, professores, pais, vereadores, diretores, coordenadores, supervisores, alunos e comunidade em geral. Vários temas foram discutidos buscando se adequar a realidade do município de Buri, já que o plano se aprovado será o norteador da educação nos próximos 10 anos.

Durante a cerimônia, o Secretário Municipal de Educação Prof. Paulino Arato Neto falou da importância da construção de políticas publicas voltadas para educação e agradeceu o empenho de sua equipe na construção do plano e reforçou sua importância como ferramenta norteadora da educação buriense.

A Conferência foi conduzida pela Supervisora de Ensino Bárbara Martins Guimarães Patriarca que explicou que mesmo sendo uma disposição legal, a construção do plano municipal de educação de Buri, possui em sua essência o respeito, a valorização, o zelo e o compromisso pelas instituições educacionais e pelos profissionais da educação, lembrando que a construção deste plano foi desenvolvida através da ampla participação popular garantido assim o pressuposto da legitimidade popular.

O Plano Municipal de Educação (PME) é um documento que define metas educacionais para o município por um período de dez anos, fruto de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE).

O PME abrange mais que a educação na rede municipal de ensino, mas deve estabelecer diretrizes e metas para o para o ensino médio e educação superior, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização. Ele deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantir a identidade e autonomia da cidade.

 Entre os principais objetivos está à ampliação e a qualificação das oportunidades educativas para todos.

Por Buri Conectado.