Foto: Acervo pessoal do buriense Anônimo.

O jogo da "Baleia Azul" virou assunto nos últimos dias, tanto nas redes sociais, quanto nos telejornais.

Acontece que um número relativo de jovens espalhados pelo Brasil, estão aderindo ao "game da morte" possivelmente inventado na Russia em 2015. O passatempo, disputado pelas redes sociais, propõe ao jogador "50" desafios macabros que vão desde a automultilação até o suicídio. O game funciona como uma espécie de "siga o mestre" - quem dita as regras e propõe os desafios é um mentor, o qual envia aos participantes mensagens com instruções do que fazer e solicita fotos como prova do cumprimento das tarefas.

Os jogadores geralmente são crianças e adolescentes, que, além de estarem mais suscetíveis a influências de terceiros, passam mais tempo em redes sociais. Tudo começa de maneira "leve" - no início, são delegadas aos jogadores tarefas como assistir a filmes de terror, ouvir músicas psicodélicas e desenhar uma baleia azul em um papel. Com o passar dos dias, os adolescentes chegam a ser desafiados a se pendurarem em lugares altos e se automutilarem, ou até tirarem a própria vida.

O Buri Conectado conversou  com um jovem buriense (exclusivo) de 19 anos, que informou já ter feito parte do jogo "Baleia Azul", porém, no decorrer dos desafios, preferiu abandonar o game. Por conta dele preferir não ser identificado, trataremos-o como "Anônimo".

Anônimo informou que o pouco contato com os pais (falta de diálogo, atenção, carinho) somados a transtornos como 'bulling' na escola, estado depressivo e redes sociais demasiado, são os fatores mais comuns que estimulam jovens a participarem desses jogos macabros.

Anônimo disse também que até onde sabe, em Buri já são 08 jovens (na maioria meninas) que participam do game e uma delas teria ingressado à apenas 5 dias. Segundo ele, com as mutilações esses jovens acreditam, transferir seus transtornos psíquicos para o físico e quando não aguentam dar continuidade nos desafios por conta das dores, suicidam-se, acreditando na promessa "de uma vida diferenciada, sem dor e sem sofrimento".

Um dos fatores que podem ter ajudado Anônimo a se desvincular do game (desinstalar o aplicativo) sem sofrer represálias por parte do "curador" pode ter sido a falsificação dos dados familiares, exigidos no início do jogo.

Conheça os desafios do jogo baleia azul.

1. Com uma navalha escreva "f57" em sua mão, envie uma foto para o curador.
2. Acorde às 4.20 da manhã e assista vídeos psicodélicos e assustadores que o curador lhe envia.
3. Corte seu braço com uma lâmina ao longo de suas veias, mas não muito profundo, apenas 3 cortes, envie uma foto para o curador.
4. Desenhe uma baleia em uma folha de papel, envie uma foto ao curador.
5. Se você está pronto para "tornar-se uma baleia", esculpir "SIM" em sua perna. Se não, corte-se muitas vezes (castigar-se).
6. Tarefa com uma cifra.
7. Esculpe "f40" em sua mão, envie uma foto ao curador.
8. Escreva "#i_am_whale" no seu estado VKontakte (rede social VK).
9. Você tem que superar seu medo.
10. Acordar às 4:20 da manhã e ir para um telhado (quanto maior, melhor)
11. Carve uma baleia em sua mão com uma navalha, envie uma foto ao curador.
12. Assista vídeos psicodélicos e de horror durante todo o dia.
13. Ouça música que "eles" (curadores) lhe enviam.
14. Corte seu lábio. 15. Pique sua mão com uma agulha muitas vezes
16. Faça algo doloroso para si mesmo, fique doente.
17. Ir para o telhado mais alto que você pode encontrar, ficar na borda por algum tempo.
18. Ir para uma ponte, ficar na borda.
19. Suba um guindaste ou pelo menos tente fazê-lo
20. O curador verifica se você é confiável.
21. Tenha uma palestra "com uma baleia" (com outro jogador como você ou com um curador) no Skype. 22. Ir para um telhado e sentar-se na borda com as pernas penduradas.
23. Outra tarefa com uma cifra.
24. Tarefa secreta.
25. Tenha uma reunião com uma "baleia".
26. O curador informa a data de sua morte e você tem que aceitá-la.
27. Acorde às 4:20 da manhã e vá para os trilhos (visite qualquer estrada de ferro que você pode encontrar).
28. Não fale com ninguém o dia inteiro.
29. Fazer um voto que "você é uma baleia.
30-49. Todos os dias você acorda às 4:20 am, assistir a vídeos de terror, ouvir música que "eles" lhe enviam, fazer 1 corte em seu corpo por dia, falar "com uma baleia".
 50. Saltar de um prédio alto. Tire sua vida.

Por Buri Conectado
Fonte/ informações: Portal Terra