Antes mesmo de se tornar um município independente Buri era apenas um pequeno povoado chamado "Porto do Apiaí", ponto obrigatório de parada e pouso para os tropeiros que vinham do Sul rumo a Sorocaba. Logo após a chegada da linha férrea em 1907, o povoado transformou-se em Distrito de Itapeva e então passou a se chamar Buri (Algo similar aos que temos hoje, Distritos de Aracaçu e Matão). Diz a lenda que na época havia uma quantidade imensa de Buritis, espécie de árvores/palmeiras, determinante para a escolha do nome.

Quatorze anos após (1921) Buri finalmente conseguiu sua autonomia como município. A cidadezinha ainda minúscula e adolescente (com apenas 11 anos) viu seu progresso ser interrompido com o "estouro" da Revolução Constitucionalista de 1932 e transformou-se num território estratégico e palco de grandes e violentos conflitos armados entre paulistas e gaúchos.

A Revolução de 32 foi algo bastante perturbador para os burienses, desde aqueles que tiveram suas rotinas drasticamente alteradas, definidas em  fugas e esconderijos, quanto para aqueles que tiveram seus comércios destruídos e saqueados pelos paulistas e também pelos gaúchos. Daí podemos "compreender" o porque de nosso povo não cultivar a ideia de guardar, memorizar ou mesmo monumentar com tamanha precisão o seu passado.

Porém, junto a vastas e dramáticas lembranças, o buriense parece ter deixado pra trás também a planta, à que devemos o nome de nossa terrinha e a um bairro (próximo ao ginásio de esportes Silvério Monteiro) Jardim dos Buritis. Os abundantes Buritís até parecem folclóricos, não fossem os registros que retratam nosso início, junto as duas únicas palmeiras encontradas dentro da cidade.

Após um longo percurso pela cidade, conseguimos encontrar duas únicas palmeiras dessa espécie. Uma delas está em um imóvel pertencente a prefeitura (em frente o Centro Comunitário). A outra palmeira encontramos no canteiro central da avenida Pascoal Spaluto (em frente ao Lar São Vicente de Paulo) chegada da cidade.

Apesar de muitos passarem por ela, poucos à notam em meio a tantas outras palmeiras Imperiais. Palmeiras estas, que foram espalhadas por toda cidade, ofuscando nossos Buritis.

Por Buri Conectado