CHUVA FORTE ARRASA CASAS NA SÃO JOSÉ


 A forte chuva que caiu no início da noite dessa terça feira (21) causou alagamentos e prejuízos a várias famílias do bairro São José em Buri.

Dona Maria do Socorro mora a pouco mais de 06 meses numa casa que fica ao lado do único bueiro, que deveria escoar a água da chuva para o córrego que passa a cerca de 30 metros do local, mas que não suportou o grande volume e transbordou. Segundo ela, em questão de segundos a casa onde vive com uma filha e a neta pequena, encheu de água e lama. Elas ainda tentaram salvar alguns pertences e mantimentos, mas a enxurrada foi mais rápida e elas correram se abrigar em casa de vizinhos. O Buri Conectado foi até o local e a água já havia baixado, porém as marcas denunciavam que enxurrada atingiu quase metade da parede da cozinha.


Alimentos, roupas, aparelhos eletrodomésticos, quase tudo foi perdido na primeira residência visitada. Entre os poucos objetos que foram salvos está uma geladeira.


A residência da dona de casa Marli fica em frente e também foi invadida pela água. Segundo ela, essa é a segunda vez que isso acontece. Na ocasião anterior "janeiro" ela precisou derrubar parte do muro na tentativa de escoar a água. O muro que estava em reconstrução devido a primeira enxurrada, precisou ser novamente quebrado. Foi uma correria na tentativa de salvar seus pertences, além de ajudar o vizinho mais abaixo.


O vizinho é o Jonas. Ele mora com a esposa e mais 03 filhos, dois deles pequenos. Quando chegamos no local ele estava abrindo buracos nas paredes dos dois quartos, além dos já abertos no muro, pra que a água pudesse sair. No chão foi possível ver um grande acúmulo de lama. A família conseguiu salvar parte dos mantimentos.





A reclamação em comum é referente a obra de restruturação próximo a ponte que cruza o córrego, que foi realizada no governo anterior. Os moradores disseram que o bueiro além de pequeno, está direcionado na contra mão do córrego, que quando enche, devolve a água, que  por sua vez encontra com a enxurrada que vem da parte alta do bairro. Segundo eles, uma equipe da prefeitura esteve no local já esse ano, devido o transtorno em janeiro e apesar de repararem o trecho, o problema se repetiu nesta terça feira.

Conversamos com o diretor de obras de Buri Jonatas Lopes e ele confirmou que uma empresa terceirizada realizou uma intervenção do antigo escoamento e que uma caixa de passagem pra curvar a tubulação sentido córrego foi realizada. Ou seja, a obra direcionou o curso da água das chuvas, acompanhando o córrego. Ele disse ainda que o grande volume de água aliado a lixo, entulho, etc, podem ter contribuído com o entupimento do bueiro.


Segundo Jonatas Lopes, é preciso um estudo de engenharia mais aprofundado, para sanar definitivamente os transtornos dos moradores, porém, as condições financeiras do município não permitem estipular prazos.

Os móveis, eletrodomésticos e pertences salvos pelos moradores foram levados ao ginásio de esportes em dois caminhões disponibilizados pela prefeitura.

Por Buri Conectado
CHUVA FORTE ARRASA CASAS NA SÃO JOSÉ CHUVA FORTE ARRASA CASAS NA SÃO JOSÉ Reviewed by Buri Conectado on 23:14:00 Rating: 5
Comentários
0 Comentários

Featured Video