Os vereadores se reuniram em sessão ordinária nessa segunda feira (27) para votar entre os vários projetos, a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito CEI, que deve apurar possíveis irregularidades contra Gilmar Rosa, afastado da presidência do Legislativo na ultima sexta feira a pedido do Ministério Público, segundo a liminar, por assédio moral e improbidade administrativa.

Ao tentar argumentar durante a sessão o vereador Gilmar Rosa foi vaiado por populares que lotaram o plenário e não resistindo a pressão, deixou a bancada.

Todos os vereadores votaram favoráveis a abertura da "CEI" que deve durar 90 dias, porém alguns divergiram quanto ao afastamento do vereador durante esse período.

O vereador Reginaldo Correa "Naldo" favorável as investigações porém contra o afastamento disse que mesmo afastado, Gilmar Rosa continuaria recebendo seu salário e que somado ao do suplente, aumentaria as despesas totalizando 12 mil reais.

O vereador Joaquim Fonseca "Pipo" chamou a tentativa de afastamento de "circo político". Enfatizou que nenhum vereador estava de fato preocupado com o sofrimento e problemas alheios e que tratava-se segundo ele, de uma manobra para diminuir o número de vereadores de oposição ao governo municipal, que poderiam barrar projetos impopulares emitidos futuramente. Como exemplo, falou da possibilidade de novos projetos de cobranças "incluindo a taxa de lixo" assim como a de iluminação pública, que passariam facilmente com uma oposição enfraquecida. Joaquim Fonseca sugeriu à aqueles que estão desconfortáveis com os trabalhos e a conduta de Gilmar, que não o reelejam na próxima eleição, porém que naquela ocasião o vereador é uma espécie de "mal necessário ".

A Comissão Especial de Inquérito que deve apurar as denúncias contra Gilmar Rosa foi formada pelos vereadores; Celso Caiubi "presidente" , Ronaldo Danilo "relator" e Renato Vieira Cassu "membro". Se constatado qualquer irregularidade, Gilmar Rosa poderá perder o mandato definitivamente.

Vereadores contrários afastamento: Além de Reginaldo Corrêa e Joaquim Fonseca, seguiram nessa mesma linha, Rafael Comerom, Loreivilso Cavalcanti e Ronaldo Danilo.

Favoráveis ao afastamento. Chico Lopes, Celso Caiubi, Dorival e Renato Vieira Cassu.

Estefano Queiroz Spaluto foi quem presidiu a sessão no lugar de Gilmar e só votaria se houvesse empate.

Por Buri Conectado