Integrantes da Companhia de Teatro buriense "Frente a Frente" foram as ruas da cidade na noite dessa terça feira (11) no intuito de chamar a atenção dos cidadãos para o setembro amarelo.

Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Essa campanha ocorre desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Segundo o professor da turma juvenil e adulto Maikon Douglas, a ideia de ir para as ruas da cidade para falar sobre o tema surgiu após a coleta de dados, junto segundo ele, à Secretaria de Saúde de Buri. Tais dados ilustram que em média (03) pessoas tentam suicidar-se em Buri por mês. Boa parte dessas tentativas está ligada a depressão.

Falando em depressão, em média (200) pessoas que sofrem da doença estão sendo acompanhadas por profissionais do CAPS  (Centro de Atenção Psicossocial) de Buri segundo ele. Essa conta é ainda maior quando se sabe que esses dados não alcançam pessoas que são atendidas no ambulatório e/ou outros meios de tratamento no município.

"Muita gente acha que as pessoas tentam chamar atenção quando dizem que querem se matar, quando se cortam, coisas do gênero, mas não é sempre assim. Precisamos criticar menos e ajudar mais essas pessoas que talvez só estejam precisando de uma boa conversa e quando não encontram, tentam se mutilar ou na pior das hipóteses, tirar a própria vida. Digo isso com experiência de quem já teve um parente que suicidou-se. A depressão atinge de várias formas e pode ocorrer em crianças, jovens e adultos". Disse


Por Buri Conectado