Boa parte da cidade teve o fornecimento de energia elétrica interrompido por volta das 17h45 dessa quarta feira (31) em Buri. Na região central vários estabelecimentos comerciais encerraram suas atividades mais cedo por conta da queda. Os semáforos também deixaram de funcionar e pra voltar pra casa, os burienses precisaram prestar muita atenção para evitar acidentes, especialmente nos cruzamentos.

Uma hora depois - já de noite - vários bairros ainda continuavam às escuras. O serviço foi sendo restabelecido gradualmente, bairro a bairro. No Além Linha, São José, Vila Marcolina, Descalvado e adjacências a energia retornou pouco mais de duas horas após a interrupção.

Nós entramos em contato com a empresa responsável pelo fornecimento de energia para saber o que havia ocasionado a suspensão dela na cidade. Fomos informados que tratou-se de um 'desligamento acidental'. Sem mais detalhes, nós pesquisamos quais seriam as características do termo 'desligamento acidental' e encontramos no próprio site da companhia, ilustrações.


Desligamento acidental

"Ocorre por motivos alheios à Elektro como em temporais, raios, colisões de veículos com postes da rede elétrica, furtos de cabos, vandalismo etc. É o tipo de desligamento impossível de ser previsto, por isso a Elektro não tem como avisá-lo com antecedência". [SIC]

Baseado nessa ilustração, a na ausência de ocorrências ligadas a colisões, furtos ou vandalismo, estima-se que a chuva - com ventos raios e trovoadas - que ameaçou a cair na cidade hoje a tarde, deve ter causado danos na zona rural.



Em caso de danos e/ou prejuízos causados pela queda de energia, o que fazer?

A solicitação do pedido de ressarcimento de danos deverá ser realizada pelo titular ou representante legal da unidade consumidora.

"Podemos realizar sua solicitação de ressarcimento no momento ou deverá apresentar os documentos CPF e RG em nosso Atendimento Presencial, através de nosso e-mail: atendimento@elektro.com.br ou por telefone 0800-701-0102, sendo necessário nos encaminhar uma cópia escaneada dos documentos mencionados". [SIC]

Por Buri Conectado