Primeiro caso:

Uma moradora do Além linha levou um susto por volta das 23h22 de sábado (05). Ela estava em casa com a família, quando um indivíduo acertou e quebrou uma das janelas de sua residência.

Ela saiu rapidamente para verificar quem havia feito aquilo e ao chegar no portão, conseguiu ver uma pessoa correndo e virando  a esquina - sentido São José. As únicas características observadas por ela, era de uma pessoa bastante magra, com uma blusa amarrada na cintura.

A moradora informou ainda que, uma mulher que havia ficado pra trás e que supostamente estava junto do individuo, teria informado a direção de fuga contrária do que ela havia visto. Indignada, a moradora informou que registraria uma ocorrência e que através de imagens de câmeras de segurança de vizinhos, identificaria o autor do vandalismo.

O segundo caso aconteceu durante a última madrugada no Centro, bem próximo a praça 09 de Julho. Não se sabe ainda quem ou quantos, quebraram o comedouro - instalado para alimentar animais abandonados nas ruas - por uma empresária, em frente a se empreendimento comercial. Indignada, ela também publicou o ocorrido em sua rede social. Segundo informações de uma pessoa próxima, as imagens das câmeras de segurança de um estabelecimento comercial vizinho serão analisadas. O comedouro já foi consertado pela empresária.

Nós entramos em contato com a Guarda Civil Municipal de Buri e questionamos se haviam percebido alguma movimentação diferente durante a noite, especialmente na região da praça central. O GM plantonista informou que iria verificar se havia algum registro de vandalismo e que posteriormente nos informaria, mas até o momento não obtivemos retorno.

Ele relatou também que recentemente vândalos arrancaram e destruíram algumas lixeiras que estavam fixadas aos postes. Além disso, as imagens fixadas em pontos de ônibus espalhados pela cidade - que ilustravam trechos turísticos da cidade e equipes esportistas de Buri - foram vandalizadas e rasgadas, 'todas'.

Vandalismo atrás de vandalismo. Até onde vai a capacidade de destruição de uma pessoa e o que leva um cidadão a ter o prazer de depredar um bem, seja público ou privado?

 O GM orienta a população que ajude a proteger o bem público, denunciando e até filmando os autores das depredações. 


Por Buri Conectado.