Pouco depois da vinculação da matéria sobre a frustração de alguns professores (PDI's) - Professor Desenvolvimento Infantil - e a preocupação de pais, quanto as mudanças na educação infantil do município, o Buri Conectado recebeu algumas respostas, mas foi do prefeito Omar Chain.

Questionado sobre essas alterações, o prefeito confirmou que elas acorreram e descartou ter havido uma manobra, destacada em nossa pergunta em referência ao projeto - encaminhado aos vereadores - não explicitar a 'não contratação' de (PDI's). Omar disse que confia na secretária de educação e que não haveriam mudanças se não houvesse respaldo legal.

O Buri Conectado perguntou também se essas mudanças estavam ligadas a 'corte de gastos'. O prefeito destacou os gastos com reformas e construções, citando como exemplo as escolas Vitalino de Barros, Amália Guimarães, Gumercindo Pereira Andrade, cozinha piloto, ao aumento de 7% de todos funcionários da educação, ao pagamento em pecúnia licença prêmio para professores que tem direito - o que segundo ele não ocorria na gestão de Ú Fonseca - e cursos de formação continuada. Além disso, em cumprimento à promessa de campanha Omar disse que colocará em prática no próximo mês - março - a Evolução Funcional.

Sobre algumas escolas não terem sofrido com as mudanças e dessa forma contarem com dois professores por sala, o prefeito informou que trata-se de profissionais concursadas e que não pode dispensá-las, porém adiantou que, conforme esses professores forem se aposentando, essas escolas deverão seguir o mesmo modelo.

Perguntamos ainda se a prefeitura não tinha conhecimento do possível corte nos gastos, quando realizou o 'seletivo' no final do ano passado. Ele disse que no último seletivo não houveram informações quanto ao número de vagas e que é necessário a criação de 'cadastro reserva' para em caso de algum professor mudar de cidade, ser exonerado ou mesmo falecer, possa ser substituído pelo próximo da lista.

Omar frisou que a grande maioria dos professores estão tendo acesso à direitos e vantagens que há muito tempo não recebiam e que as reclamações partem de poucos que foram substituídos por 'atendentes' e por isso estão fazendo 'barulho'.

Foto: acervo do prefeito
Por Buri Conectado