Grande parte dos professores da municipalidade (PDI's ) - Professor Desenvolvimento Infantil - manifestaram insatisfação com as mudanças que teriam sido feitas pela Secretaria Municipal de Educação de Buri.

Alterações que segundo eles, contrariam algumas  normas da (LDB) - Lei de Diretrizes e Bases - que entre outros, determina a presença de um professor em sala de aula, formado em nível superior conforme o Art. 62.

Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para atuar o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, oferecida em nível médio, na modalidade normal.

A (LDB) assegura o direito de crianças - entre 0 e 03 anos - à educação infantil, nos espaços que antes eram epenas creches assistencialistas, ou seja, onde os pais deixavam seus filhos em ocasião de trabalho, etc.

Baseado nas informações à que o Buri Conectado teve acesso, essas alterações teriam contribuído para inserção de 'atendentes' - servidores sem formação superior - no lugar de alguns professores habilitados (PDI's). A justificativa para essas alterações seria 'corte de gastos'. 

Porém o que chama atenção, inclusive vem sendo questionado até entre alguns pais, é o porque dessa mudança não ter alcançado todas as escolas infantis, já que segundo informações, algumas delas continuaram - assim como em 2018 - com dois professores para cada sala. 

Essa 'suposta diferenciação' já começou causar revolta entre pais, que destacam a importância do atendente, assim como de um professor em sala de aula.


Em contato com o Buri Conectado, eles questionaram o fato de não terem sido informados sobre a mudança e solicitaram esclarecimentos que assegurem, que essa nova medida não prejudicará a segurança, o atendimento e também a qualidade do ensino de seus filhos. 

Nós entramos em contato com a secretária de educação Barbara Patriarca, para entender o que de fato está ocorrendo, se essas alterações são reais e o porque, possibilitando-a responder e tranquilizar pais e professores.

Porém até a conclusão dessa matéria ela não havia respondido. A secretária também não compareceu na última sessão ordinária - no Plenário da Câmara Municipal - onde deveria explicar aos vereadores, pais e professores - antes da votação - o polêmico projeto que gerou indagação da categoria e a suspensão de uma sessão anterior, por sugerir, mesmo não mencionando explicitamente, a possibilidade da 'não contratação' de (PDIs). A secretária de educação teria justificado sua ausência alegando problemas particulares.

Imagem: do site da SME
Por Buri Conectado