Para amenizar os transtornos causados pelo descarte irregular de lixo e entulhos - móveis, podas, resíduos de construção, etc - que além de emporcalhar vias e calçadas da cidade, contribuem para proliferação de bichos e insetos perigosos - aedes aegypti , cobras, escorpiões, ratos, baratas - a prefeitura de Buri pretende construir o primeiro 'Ecoponto' da cidade.

Trata-se de uma 'estação de entrega voluntária de inservíveis' ou seja, um ponto que poderá ser utilizado pela população, para descarte de entulhos - no espaço da antiga ABDC na Vila Rosa. Estuda-se também a possibilidade de um segundo 'Ecoponto' no bairro São José.

Essa informação foi confirmada por Claudio de Oliveira 'Claudião', que desde janeiro desse ano passou a comandar as equipes responsáveis pela limpeza e obras urbana. Ele disse também que a prefeitura estuda multar proprietários que insistem em descartar entulhos de forma irregular em frente de suas casas.

Por telefone 'Claudião' falou que a prefeitura recolhe entulhos todos os dias, porém ressaltou que é preciso a colaboração de todos quanto a manutenção da limpeza pública. Daí a intenção das multas.

"Eu já vi o caminhão passar, recolher o lixo ou os entulhos, o caminhão vira a esquina, o pessoal joga o lixo de novo. Daí até o outro dia, ou na outra semana no caso dos entulhos, os cachorros reviram tudo, espalham todo o lixo pela rua." Disse

Sobre a confusão quanto aos horários e até  a falta da coleta de lixo na semana passada em alguns bairros, Claudião disse que houveram algumas mudanças, especialmente quanto a carga horária dos servidores, mas que tudo estaria normalizado. 

Também adiantou que pretende realizar mutirões de limpeza bairro a bairro em datas diversas que deverão ser anunciadas e que nessas ocasiões 'somente nessas', as pessoas poderão limpar seus quintais e posteriormente descartar os resíduos na calçada, já que as equipes da prefeitura estarão de prontidão para o recolhimento. 


Por Buri Conectado