No Dia Mundial da Água os burienses mais uma vez estão tendo problemas com o abastecimento dela. As torneiras voltaram a secar durante a manhã dessa sexta feira (22). Isso por conta de um novo rompimento ocorrido no mesmo trecho 'consertado' na última terça feira (19). Na ocasião a cidade ficou por mais de 12 horas sem água. Alguns bairros, especialmente os mais altos só foram abastecidos durante a noite de quarta feira (20).

Três dias depois o problema se repete e causa novamente indignação entre os burienses, além de prejuízos para o setor comercial, especialmente entre aqueles que dependem do mineral para trabalhar.

O Poder Executivo se manifestou: 

Ainda essa semana o prefeito Omar Chain havia informado que a situação estava se tornando rotineira e enfatizou que não poderia continuar dessa forma, sugerindo que acionaria o Ministério Público. Hoje, Omar disse que convocará uma reunião com representantes da companhia responsável pelo abastecimento de água - segunda feira 25 - porém dessa vez no Fórum 'Comarca de Buri', para que tudo aquilo que for conversado e tratado, seja documentado num TAC (Termo  de Acordo Circunstanciado).

O prefeito disse ainda que protocolou na semana passada junto ao MP, uma denúncia contra a companhia, referente a Estação Elevatória da Vila Sene, que segundo ele, já deveria estar sendo entregue, porém sequer iniciaram as obras.

No mesmo relato Omar emendou uma crítica ao serviço prestado pela empresa que classificou como 'péssimo'  e atribuiu ao ex gestor Ú Fonseca a responsabilidade sobre a renovação do contrato (em 2010) por mais 30 anos, permitindo que a companhia explorasse até 2040  'sem exigências', limitando segundo ele, o Poder Executivo a cobrar melhorias através do Judiciário.

O conserto

Novamente equipes estão no local na tentativa de restabelecer o abastecimento de água. Segundo alguns internautas, um carro de som está nas ruas anunciando a 'falta de água', mas por enquanto não foi estipulado um prazo pra resolução plena do problema.


Por Buri Conectado