Amanhã, sábado dia 18 de maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Secretaria de Assistência e Promoção Social de Buri realizou nessa sexta feira (17) no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) uma palestra, para informar e orientar os presentes sobre os trabalhos e o combate a essas práticas criminosas contra as crianças e adolescentes.

O evento aconteceu em dois períodos - manhã e tarde - e reuniu cerca de 450 pessoas, entre elas, usuários do Programa Bolsa Família, Renda cidadã, Ação Jovem , Famílias PAIF, e do Serviço de Convivência - oficinas. Estiveram presentes também representantes do Conselho Tutelar, psicólogos da rede municipal, assistentes sociais e o delegado dr. Paulo Roberto Fonseca.

Após as informações e orientações sobre o tema, os participantes assistiram a duas apresentações; de balé e oficina de canto.

Entenda a data:

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Foto: acervo da Sec. de Assistência Social (CRAS)
Por Buri Conectado