Pacientes em Buri estão questionando a restrição das vacinas contra a gripe influenza (H1N1), liberada a toda população após encerramento da campanha dedicada à grupos prioritários.

Em contato com o Buri Conectado uma internauta relatou que seu marido procurou pela vacina na última segunda feira (03), mas teria sido informado que já havia se esgotado. Ela disse ainda que tomou conhecimento hoje, através de uma terceira pessoa, que a vacina estaria restrita a gestantes e a crianças - segunda dose.

"... Se foi liberado pra população não pode ocorrer isso. Não pode segurar a vacina. Estão dizendo que não tem nenhuma dose, mas hoje fiquei sabendo por uma fonte que tem sim" Relatou a internauta.

Nós entramos em contato com a secretária de saúde de Buri Iveline Cariati, para entender o que esta ocorrendo.

A secretária confirmou que a vacina foi liberada a toda população a partir de 03 de junho, porém, conforme uma nota informativa do Ministério da Saúde (129/2019) a extensão da Campanha dependeria do estoque existente.

Iveline disse ainda que o Estado liberou as vacinas conforme o número dos grupos prioritários e já adiantou que o Município de Buri não conseguirá vacinar toda população, levando em consideração as crianças que necessitam da 2º dose.

Apesar dessa previsão a secretária de saúde disse que solicitou ao Estado novas doses da vacina e que esta aguardando a disponibilização.

Imagem ilustrativa
Por Buri Conectado