O servidor exonerado Silas Albuquerque procurou o Buri Conectado nessa quarta feira (16) para se defender de acusaçÔes mencionadas num boletim de ocorrĂȘncia registrado no mĂȘs passado pelo prefeito Omar Chain, com intuito segundo ele, de impedir seu acesso ao Paço Municipal.

NĂłs tivemos acesso ao 'Termo de DeclaraçÔes' que ilustra que o prefeito esteve na Delegacia no dia 02 de setembro. Na ocasiĂŁo jĂĄ se faziam 30 dias - mĂ©dia - que Silas Albuquerque havia sido exonerado, porĂ©m segundo a ocorrĂȘncia, ele teria passado a frequentar a prefeitura diariamente - das 13h as 17h - causando transtornos ao andamento dos serviços dos funcionĂĄrios, bem como para a população.

[... o mesmo fica no interior  do prĂ©dio mais precisamente no saguĂŁo, sentado nas longarinas e intercepta o pĂșblico que ali chega solicitando os serviços da prefeitura, inclusive diz que o prefeito tem que sair da sala dele e atender o pĂșblico...] trecho da ocorrĂȘncia.

Ainda segundo o TD, Omar Chain relatou que assim que percebia sua presença no saguĂŁo, Silas se levantava  e o encarava sem nada falar, constrangendo-o e que sentiu-se ameaçado pelo ex funcionĂĄrio.

Ao Buri Conectado Silas Albuquerque disse que frequentou vĂĄrias vezes a prefeitura, que tomou ĂĄgua, cafĂ© e desmentiu que ficasse todo o tempo mencionado pelo prefeito. Para ele, os motivos que o levaram a registrar a ocorrĂȘncia sĂŁo outros.

O ex servidor disse que antes de ser exonerado teria mencionado a dois vereadores sobre duas 'notas suspeitas' encontradas no ambiente de trabalho e que apĂłs, teria procurado o MinistĂ©rio PĂșblico para denunciar um possĂ­vel superfaturamento de preço na compra de sacos de cimento.

O Buri Conectado teve acesso a uma nota e numa matéria publicada em março desse ano o prefeito negou ter pago o valor descrito e disse que tratava-se de um 'orçamento de balcão', apenas. Reveja aqui.

Dois meses depois o MinistĂ©rio PĂșblico abriu inquĂ©rito para apurar supostos atos de improbidade administrativa da administração, decorrente de possĂ­vel superfaturamento de preços, na aquisição de materiais de construção para o municĂ­pio. O caso tambĂ©m foi noticiado pelo BC, que nĂŁo teve acesso a detalhes da apuração por se encontrar em segredo de Justiça.

Seria esse um dos motivos segundo Silas Albuquerque, para que Omar Chain o quisesse ver bem longe da prefeitura.

" ... eu acredito que como eles viram que a gente nĂŁo gosta de coisa errada, eles tem medo, talvez de eu escutar alguma coisa, de dar alguma falha perto da gente, acredito que seja isso" disse Silas.

O outro motivo estaria ligado ao fato do servidor exonerado ter sido testemunha ocular de um suposto desvio de gramas.

Silas Albuquerque afirmou ter visto quando o secretårio de obras determinou aos funcionårios que levassem - com maquinas da prefeitura - uma quantidade de gramas até a propriedade de um vereador, segundo o ex servidor, a pedido do próprio vereador. Ainda segundo ele, a grama estava sendo plantada na extensão da ciclovia/ Capelinha. [Tema da próxima matéria].

Silas finalizou dizendo ainda que antes mesmo de ser exonerado teria sido proibido de frequentar a prefeitura e que teria sido ameaçado por Jonatas Lopes.

"Ele falou que nĂŁo era mais pra eu ir na prefeitura e disse que se eu levasse problema a eles, era pra ficar esperto" disse Silas.

Segundo o ex servidor, um boletim de ocorrĂȘncia foi registrado.

Em resposta ao Buri Conectado Jonatas Lopes negou serem verĂ­dicas as acusaçÔes feitas por Silas e disse que sĂł tomou conhecimento do fato no momento em que o questionamos. Sobre o registro do boletim de ocorrĂȘncia aberto por Silas, ele disse que nunca foi acionado pela Delegacia.

NĂłs nĂŁo conseguimos contato com o prefeito Omar Chain.

Imagem acervo da Prefeitura de Buri
Por Buri Conectado