Pessoas contrárias a proposta do vereador Francisco Lopes em alterar o nome do Plenário da Câmara Municipal - que homenageia o Dr. João Domingues de Oliveira - pretendem manifestar durante a sessão dessa segunda feira (11).

Segundo elas, Chico Lopes  teria ventilado que João Domingues nunca havia sido vereador e portanto o plenário deveria homenagear outra pessoa que tivesse passado pela casa de leis.

A Câmara homenageou João Domingues de Oliveira nomeando o Plenário com seu nome em dezembro de 2012, retroceder agora representará para essas pessoas falta de respeito com o homenageado, com a família e com aqueles que admiram sua história e legado.

Marina Guedes Ferreira está entre as pessoas insatisfeitas com a proposta do vereador e falou ao Buri Conectado o que pensa sobre. 

"... não acho certo tirar a homenagem, todos sabem a importância que João Domingues teve pra Buri, faz parte da história da cidade", explicou

A filha do saudoso João Domingues de Oliveira - Renata Domingues - falou sobre o assunto numa rede social e disse que honrará o nome do pai  e moverá céus e terra para que tenha sua memória respeitada.

"Honrarei seu nome até o fim da minha vida. Moverei céus e terras para ter a sua memória respeitada", disse.

Na mesma postagem ela ilustrou os mais de 60 anos do pai na vida pública, mencionou parte de seus feitos e a importância do 'Pai dos Pobres' à aqueles que receberam sua ajuda.

"Para quem não conhece ou já esqueceu o legado político deste homem, faço aqui um breve resumo:

Em 1947, aos 24 anos, foi nomeado Prefeito Municipal de Buri, pelo então Governador do Estado, Adhemar de Barros, dando início à sua longínqua carreira política.

Em 1.948 foi instalada a 1ª Câmara Municipal em Buri, e João foi eleito Vereador. De 1.952 a 1.955 exerceu o seu 2º mandato de Prefeito.

Entre 1.956 a 1.959 novamente é Vereador.

Em 1.963 foi trabalhar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo como chefe de gabinete do presidente, Deputado Ciro Albuquerque. Em 1.964, foi diretor da Estrada de Ferro Sorocabana.

No período de 1.964 a 1967 exerceu seu 3º mandato de Prefeito Municipal. De 1.968 a 1.971 novamente exerce a função de Vereador. Entre 1.973 a 1.976 foi chefe de gabinete de seu filho João Emilio, então Prefeito de Buri.

De 1.979 a 1.982 foi Delegado da Cultura em Sorocaba. No período de 1.993 a 1.996 exerceu seu 4º mandato de Prefeito. E, de 2001 a 2004, exerceu seu 5º e último mandato de Prefeito.

Foram mais de 60 anos de vida política. Ajudou muita gente, era carinhosamente chamado de “Pai dos pobres”. Fez inúmeras obras em Buri, destacando o Parque Ecológico, o Parque do Tubarão, o Hospital Municipal, diversas creches e escolas, inúmeras praças, ruas, avenidas, estradas... incontáveis obras de infraestrutura e saneamento básico, dentre outras", relatou Renata Domingues.

Nós tentamos contato com o vereador Chico Lopes para saber sobre a proposta e o que pensava frente a repercussão negativa que gerou, mas até o momento o vereador não se manifestou.


Por Buri Conectado