Com o intuito de intensificar cada vez mais a aproximação da comunidade escolar com as ações de "prevenção primária " realizadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, foi realizado mais um ciclo de palestras de apresentação do Programa Vizinhança Solidária Escola, desta vez na cidade de Buri.

 A ação foi realizada no Centro Comunitário pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Polícia Militar. Estiveram presentes educadores, guardas municipais, policiais militares e pais que fizeram muitos comentários positivos.  

O trabalho é fruto de uma parceria que envolve a Secretária de Municipal de Educação e a PM, por meio do 1ªCia da Polícia Militar do 54º Batalhão da Polícia Militar do Interior. A palestra foi ministrada pelo Capitão PM Vilmar Duarte Maciel Comandante da 1ª Cia PM.

O Cap PM Maciel, enfatizou a importância da aproximação com a Comunidade Escolar e falou sobre a criação de grupos nas escolas utilizando o aplicativo Whatsapp, no intuitivo de envolver toda a comunidade escolar, principalmente com os estudantes, no sentido de informar e conscientizar sobre os mais diversos assuntos relacionados a segurança pública.   

“O foco é investir e incentivar as práticas de proteção e boas ações, através da prevenção primária, que é uma das formas mais baratas e eficazes, e sem dúvidas uma das menos dolorosas, com a intenção de sempre melhorar a qualidade de vida dos nossos jovens, dos nossos alunos. Nós reconhecemos a importância de conscientizar e oferecer as condições para que se cuidem e se previnam das mais diversas situações relacionadas a segurança pública”, pois somente juntos e unidos conseguiremos perpetuar a cultura da paz", citou.

O Prefeito de Buri Omar Chain disse que o programa Vizinhança Solidária Escolar foi bem recebido pelos educadores, alunos e que tem a certeza de que a médio prazo o trabalho estará refletindo na formação de jovens cidadãos mais conscientes e preparados para uma pátria melhor.

O Sargento PM Sabóia responsável pelo comando do grupamento da Polícia Militar em Buri, falou sobre o projeto:

 “As ações de prevenção são de extrema importância, em que pese ser um trabalho que visa também a redução da criminalidade e da violência nas escolas e no entorno. A partir do momento em que nós profissionais da segurança nos deslocamos até essas comunidades, levando uma mensagem de estímulo, nós estamos também trabalhando de forma a evitar crimes no aspecto da infância e da juventude” explicou.


Fotos acervo da PM
Reprodução/ enviado pela PM