Na semana passada, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB) anunciou o pagamento de um auxílio de R$55,00 aos alunos matriculados na rede estadual de ensino.

O valor corresponde ao programa emergencial Merenda em Casa, criado pelo Governo do Estado para ajudar alunos carentes durante a paralisação das aulas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. No entanto, em Buri, nem todos os alunos beneficiários do programa tiveram acesso ao valor ainda.

Em conversa com o Buri Conectado na tarde dessa quarta feira (15), a diretora Renata Arato, a frente da Escola Estadual Francelina Franco, falou sobre as dificuldades que os alunos beneficiários do programa enfrentam ao tentar baixar o aplicativo usado pelo programa.

NEM TODOS OS ALUNOS TÊM DIREITO

Segundo ela, é preciso lembrar que não são todos os alunos que têm direito ao programa. O Merenda em Casa é voltado para alunos beneficiários do Bolsa Família e também para aqueles que estão classificados como em extrema pobreza pelo Cadastro Único.

APENAS 97 DOS 289 BENEFICIÁRIOS CONSEGUIRAM O AUXÍLIO.

Renata conta que a unidade escolar possui 289 alunos com direito ao auxílio, mas que apenas 97 conseguiram recebê-lo até o momento.

“Veio uma lista para nós, mas infelizmente não podemos publicá-la”, explicou a diretora, que ressalta a necessidade de preservar os nomes dos alunos beneficiários.

As dificuldades no acesso ao benefício são várias. A diretora conta que muitos alunos vivem na zona rural, por isso enfrentam restrições no acesso à internet (o recebimento do valor depende do download do aplicativo Picpay); outros possuem celular com internet, mas não conseguem realizar o download do aplicativo para receber o valor.

ESCOLA ESTÁ TENTANDO COMUNICAR AS FAMÍLIAS

“Estamos fazendo grupos e mandando mensagem”, explica Renata sobre a comunicação entre escola e famílias a serem beneficiadas pelo programa. Para aqueles que tiverem dúvidas sobre o direto de receber o Merenda em Casa, a diretora se coloca à disposição para sanar dúvidas pelo telefone celular (15) 9 97038870.

O PROGRAMA MERENDA EM CASA.

O Merenda em Casa é um programa temporário e emergencial criado pelo Governo do Estado de São Paulo para atender a alunos da rede pública estadual que estão em situação de pobreza extrema no CadÚnico ou então os que recebem o Bolsa Família. Estes alunos terão direito a uma quantia de R$55,00 enquanto as aulas estiverem suspensas.

O programa visa amparar alunos cujas famílias são diretamente atingidas pela quarentena, fornecendo-lhes o valor como uma ajuda no custo da alimentação enquanto ficam em casa, afastados da escola.

Para saber mais sobre o programa, acesse: https://merendaemcasa.educacao.sp.gov.br

Imagem acervo da escola estadual.
Por Luís Felipe Souza/ Buri Conectado