O Buri Conectado conversou com Rogério Francato, um dos sócios da empresa responsável pelo transporte de passageiros entre Buri e Itapeva. Ele respondeu a reclamações de usuárias referente a lotação, incômodo de usuário alcoolizado e falta de informações quanto aos horários. 

Segundo ele, logo que a pandemia teve início, as viagens foram totalmente suspensas. O serviço retornou gradativamente e até semana passada os veículos operaram com 50% da lotação. 

Desde então, tenta-se segundo ele, adequar os horários de acordo com as necessidades da maioria dos usuários, acompanhando a reabertura gradual do setor comercial.

Rogério disse que houve excesso na segunda feira (08) porém, novos ônibus foram disponibilizados para suprir a demanda. Ele lembrou ainda que de acordo com a Artesp o ônibus pode transportar 77 passageiros, sendo 42 sentados e 35 em pé e garantiu que não ultrapassou esse limite.

Segundo ele, o horário com maior lotação é o das 16h30. Quando percebe-se que a lotação irá exceder em '10' os passageiros sentados, um novo veículo é disponibilizado para dividi-los entre os que deverão desembarcar em Taquarivai e Buri. 

"(...) estamos tentando zelar o máximo possível pela saúde dos usuários. Disponibilizamos um ônibus até Taquarivaí neste horário (16h30) que é o único que está com uma lotação um pouco maior, sempre que a lotação excede em 10 passageiros a lotação sentada do veículo" explicou.

Sobre o passageiro alcoolizado relatado pela usuária, ele informou que o motorista pode e deve impedir o embarque de qualquer passageiro que esteja visivelmente sobre efeito de álcool ou drogas. Segundo ele, o motorista não constatou tal irregularidade no embarque, mas logo que foi notificado pela reclamante, solicitou que homem terminasse o trajeto na frente, próximo a ele.

" (...) Segundo informações que tenho, o indivíduo obedeceu a solicitação do motorista e terminou o trajeto na parte dianteira do ônibus. Uma vez embarcado, a orientação é parar em alguma base de polícia e desembarcar o usuário. Neste caso, a base da polícia rodoviária já tinha passado e não podemos deixá-lo na estrada. Em virtude da suposta embriaguez, o indivíduo pode ter alteração de comportamento colocando em risco os passageiros e até o próprio causar um acidente ao desembarcar" disse.

Rogério Franccato falou também sobre a divulgação dos horários.

"(...) como disse anteriormente, estamos semanalmente tentando adequar os horários a demanda. Divulgamos na sexta, sábado e domingo nas redes sociais e grupos de whatsapp. Colocamos também aviso impresso nos pontos de maior fluxo de passageiros e também no nosso guichê no terminal rodoviário de Itapeva" explicou.

Ele finalizou dizendo que novos horários serão disponibilizados proporcionalmente à demanda.



Por Buri Conectado