O Buri Conectado registrou na última segunda feira (27) imagens de um descarte de entulho e lixo numa área próxima ao recinto de festas no bairro da Capelinha. Segundo informações, todo o resíduo estaria sendo despejado no local pela prefeitura.

São dois grandes amontoados, um deles com restos de materiais de construção e o outro com móveis velhos, cerâmica, podas de árvores, madeira, plástico, copos e fraudas descartáveis, pneus, entre outros. 

Além de enfear a região, alguns desses resíduos podem servir como criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, que continua se alastrando pela cidade, conforme mostramos recentemente; clique aqui e reveja.

Nós questionamos algumas pessoas que trabalham para uma empresa de recicláveis próxima, se os resíduos dos amontoados eram reaproveitados. De acordo com a informação, os recicláveis são coletados à domicílio, de casa em casa e não há nenhuma ligação com os do descarte. 




Enviamos as imagens ao secretário de obras Claudio de Oliveira e questionamos se esse tipo de descarte tão próximo da cidade não oferecia riscos, se era provisório e o que poderia ser feito para evitar possíveis transtornos. 

O secretário informou que todo entulho deverá ser levado à uma empresa que atua no segmento de reciclagem e processamento de materiais industriais, entre outros. 

"Essa questão dos servíveis, nós vamos programar um transporte pra levar tudo em Capão Bonito na Eco Recicle, pra dai eles triturarem tudo, ai eu pego o entulho triturado, trago e coloco nas estradas do município" explicou. 

Sobre o local escolhido para o descarte ele informou estar amparado com documentação de instituições ligadas ao meio ambiente, que permite o depósito desses materiais.


Nós enviamos as imagens também à Secretária de Saúde e questionamos sobre a 'sala de situação' que conta com a cooperação de vários setores, incluindo o de obras, no combate a Dengue. Mas por enquanto não recebemos retorno. 

Segundo informação obtida com uma fonte da área da saúde, a secretaria de obras não vem entregando seus relatórios sobre suas ações de cooperação no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Isso talvez explique as dificuldades dos agentes de saúde em vistoriar domicílios na cidade diante dessa situação.

Em resposta ao Buri Conectado a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB - informou que o  Município de Buri recebeu desde 2018 autuações por disposição inadequada de resíduos sólidos - resíduos de construção civil, restos de podas de árvores, resíduos domiciliares, entre outros em pontos distintos na cidade.

Ainda de acordo com a informação a Agência Ambiental de Capão Bonito, da CETESB, está programando uma inspeção no local, nos próximos dias.

Por Buri Conectado