Depois da matéria sobre o descarte de lixo e entulho pela prefeitura no bairro da Capelinha, o Buri Conectado recebeu relatos e imagens de descartes similares em outros pontos da cidade. São duas situações. 

A primeira é referente ao descarte de resíduos de materiais de construção entre os bairros São José e Descalvado, bem ao lado do córrego. A moradora que vive na região e enviou as imagens disse ter visto caminhões a serviço da prefeitura depositando esse material no local.

"Teve vezes que foram dois caminhões por dia, logo jogam dentro do rio por falta de espaço" disse.

Ainda segundo ela, a situação é desconfortável também para os moradores que precisam passar pelo local e que o mau cheiro, já que outras pessoas aproveitam para jogar outro tipo de lixo, é muito forte.




A segunda situação de descarte também tem causado incomodo. O acúmulo de lixo dessa vez é próximo a uma ponte no início da estrada que dá acesso ao bairro Laranja azeda, próximo a uma estação de tratamento de esgoto. 

"Estou cansada de passar todos os dias pela estrada que liga a fazenda que eu moro com a cidade e ver essa mesma cena. Várias vezes foi pedido para colocarem uma placa de "proibido jogar lixo" pra ver se as pessoas desprezíveis que jogam lixo aqui leem e se conscientizam e nada foi feito. Isso é absurdo e ninguém faz nada" relatou a internauta que enviou a imagem.

Sobre o descarte feito pela prefeitura o secretário de obras Claudio de Oliveira informou que o material seria triturado e posteriormente seria reutilizado nas estradas do município. Ele informou ainda ter licença de órgãos ambientais para depositar esses resíduos na Capelinha. 

Mas de acordo com a CETESB não foi emitido nenhum documento referente a tal finalidade.

CETESB- Cabe ressaltarmos que, em 01/07 último, foi finalizado o "checklist" de uma solicitação de Parecer Técnico protocolada pela Prefeitura Municipal de Buri, requerimento referente à viabilidade de implantação de uma área de transbordo de entrega voluntária localizada no Bairro Vila Rosa (AT Vila Rosa) e de uma área de tratamento e transbordo localizada no bairro Capelinha (ATT Capelinha) para resíduos de construção civil e resíduos volumosos. No entanto, em razão da falta de informações na solicitação de Parecer Técnico, na data de 23/07 foi encaminhada uma carta, solicitando os documentos e informações complementares. [sic]


Na segunda ocasião em que o descarte é feito pela própria população, entendemos que apenas uma placa não resolverá o problema, mas, uma caçamba talvez estimulasse o descarte correto do lixo. 

Além disso cabe à sociedade a conscientização sobre os riscos que esse tipo de descarte pode gerar, especialmente quanto a saúde e além de cobrar do poder público, cooperar com a limpeza e manutenção saudável desses ambientes.

Por Buri Conectado