Durante o pronunciamento feito ontem segunda feira (10) o prefeito Omar Chain disse que recebeu denúncias de descumprimento das medidas se segurança contra o coronavírus nas feiras livres, a exemplo do uso obrigatório de máscara e informou que estavam sendo realizadas fiscalizações nesses locais.

Ele disse ainda que por se tratar de gênero alimentício as feiras não foram interrompidas, porém, a comercialização de roupas conforme vinha sendo praticada (amontoadas no chão e causando aglomeração) foi proibida desde o último domingo (9).

Omar disse que publicaram uma foto, segundo ele 'ridícula', onde uma feirante aparece usando a máscara de forma inadequada, contrariando as recomendações da OMS, autoridades de saúde e o decreto paulista.

Sobre a cobrança de fiscalização o prefeito respondeu que a Guarda Municipal trabalha em turnos, que são várias demandas (patrimônio público, incêndio e outras ocorrências) durante os períodos e que não tem 28 GCM's a disposição o dia todo.

"(..) embora tenhamos aumentado o nosso efetivo, não dá pra ir na feira fiscalizar um feirante que está com o nariz de fora. Sabe quem pode fiscalizar? Você população." disse Omar Chain.

O prefeito disse que a população não se deu conta do poder de fiscalização que possui e recomendou que na ausência de cumprimento das recomendações ou irregularidades, deve-se deixar de consumir no local como punição.

"(...) se você chegar numa barraca dessa que o feirante estiver sem máscara ou usando ela com o nariz de fora de maneira incorreta, você é o fiscal, você é o melhor fiscal pra educar ele. Você pode falar pra ele, meu amigo eu ia gastar aqui na sua barraca, mas eu não vou comprar aqui porque você não está usando máscara e esse alimento ode estar contaminado" explicou o prefeito.

Na semana passada o Buri Conectado publicou uma imagem registrada e enviada por uma internauta, relatando o descumprimento do decreto paulista sobre o uso de máscara obrigatório.

Por Buri Conectado