A prática de ciclismo tem aumentado em Buri. Já existe na cidade um grupo diversificado com aproximadamente 70 participantes entre homens e mulheres, denominado de MTB Buri - sigla de Mountain Bike.

São vários trechos percorridos por eles. Para treinar com a equipe é preciso respeitar algumas exigências, entre elas, possuir equipamentos de segurança e autorização de um responsável caso o ciclista não tenha atingido a maioridade.

O lema dos integrantes é pedalar pela qualidade de vida, saúde e disposição. Eles também se divertem e apreciam a natureza em seus diferentes percursos. Para que os treinos ocorram de forma saudável e tranquila as regras precisam ser seguidas.

Igor é empresário e sempre que pode treina com os demais colegas. Ele mencionou um acidente (sem vítima) envolvendo 3 caminhões e 1 ciclista, para ilustrar os riscos e claro, mencionar os direitos e deveres do ciclista. O acidente ocorreu na Rodovia Engenheiro Lauri Simões de Barros, entre Buri e Aracaçu.

"Sera muito bom pra incentivar a galera a pedalar e principalmente orientar sobre os riscos e deveres de segurança nas pistas" disse.

De acordo com seu relato, dois caminhões tentavam ultrapassar um terceiro, quando em dado momento um deles percebeu que havia um ciclista pedalando no trecho. Para não atingi-lo, o motorista do caminhão teria tentado voltar pra sua mão, quando foi atingido pelo que vinha atrás.

Ainda segundo ele, o ciclista não integra o MTB Buri e não estava devidamente equipado e/ ou sinalizado. Condições ideais para uma tragédia que por sorte não ocorreu.

Porém, em nome do grupo Igor menciona sobre os riscos e ressalta a importância do equipamento adequado para um treino seguro e divertido. Aos condutores ele lembra ainda o que diz o Código Brasileiro de Trânsito sobre bicicletas e ciclistas.

Ele acredita que se cada um fizer sua parte com responsabilidade, ciclistas e condutores de veículos automotores podem conviver harmonicamente e sem prejuízos.

Quer saber mais sobre o CBT? Clique aqui.

Imagem ilustrativa

Por Buri Conectado