A Câmara Municipal de Buri aprovou durante a última sessão ordinária da 17ª Legislatura o título de cidadania buriense ao engenheiro florestal Luis Antonio Cordeiro Uchoa pelos relevantes serviços prestados ao município.

Seu primeiro contato com a cidade foi em 1980 quando chefiou o Posto de Controle e Fiscalização POCOF instalado na floresta nacional de Capão Bonito que faz divisa com Buri. Nessa época o escritório localizava-se no território buriense e cobria 25 municípios desde Avaré até Eldorado Paulista no Vale do Ribeira.

No final da década de 80 o escritório do já IBAMA foi transferido para o município de Capão Bonito onde funcionou até primeira década do atual milênio. 'Luisinho do IBAMA' como é popularmente conhecido passou a intercalar entre as cidades, porém, manteve residencia em Buri.

Ao Buri Conectado ele relatou sobre o trabalho realizado nesse período e a grande repercussão de um de seus feitos que lhes renderam convites.

"acredito que sei trabalhar em equipe pois a faculdade não me preparou para cargos de chefia e administração. Todos os cargos que ocupei fui convidado e nunca solicitei à conhecidos em Brasília ou à políticos. Inclusive fui convidado para ser diretor em Irati (PR) em função da minha administração na Flona de Capão Bonito. Fiz licitação para resinagem e durante cinco anos a floresta foi a que mais arrecadou dividendos para Brasília e mesmo não estando mais lá o trabalho repercutia no Brasil" disse Uchoa.

Já aposentado o engenheiro florestal mantém preocupação com o ICMbio. Recentemente ele denunciou o abandono e as possíveis consequências à floresta nacional e solicitou ao poder público e setor privado intervenção nos cuidados com a floresta para evitar um desastre ecológico.

"Sabemos que a Flona de Capão Bonito tem plano de manejo. No momento ela precisa de um " Plano Emergencial " e pelo conhecimento que tenho sobre a legislação com relação a bens públicos, este plano de interferir na floresta para salvá - lá com certeza terá que ter o aval do Congresso Nacional e talvez do Supremo. Não se salva o patrimônio da União e nem a fauna do estado de São Paulo se não houver um plano emergencial" disse

Além dessa, Luis Uchoa também defende bandeiras como a LGBTQI+. Ele já participou e inclusive levou integrantes do movimento para marchar em atos pela criminalização da homofobia e contra o preconceito em Brasília (DF) e São Paulo.

Por Buri Conectado