A era digital para a televisão brasileira pareceu uma conquista sem precedentes em termos tecnológicos e de avanços. Só pareceu. Várias cidades pequenas no interior de São Paulo ainda não recebeu o sinal digital de algumas emissoras mesmo com a extinção do analógico.


Em Buri a lista de canais que já era singela no sinal analógico, reduziu ainda mais com o advento da era digital. Atualmente os 20 mil habitantes desfrutam apenas de duas opções; Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e Rede Globo (Tv Tem).

Às vésperas das eleições municipais durante uma 'live' o prefeito Omar Chain mencionou sobre o assunto e disse que havia entrado em contato com algumas emissoras solicitando o sinal digital, entre elas, Record TV, Band, Novo Tempo, mas, sem sucesso. Ele disse que não houve interesse por parte das emissoras e que um dos motivos seria a existência demasiada de antenas via satélite que dispensam o sinal digital local.

"Já ofereci pra Record, pedi pra pra Record colocar [sinal], pedi pro Novo Tempo colocar, pedi pra Band, não há interesse das emissoras devido a muita parabólica, outras antenas. O rapaz da Band foi claro comigo, Buri? Não há interesse colocar" disse

O site UOL publicou em 2019 sobre o apagão analógico e a ausência de TVs no interior do estado. Na ocasião a reportagem ouviu políticos de todas as esferas sobre o tema e sugeriu que os trâmites são mais políticos que técnicos.

[Quando uma cidade quer receber o sinal digital de uma emissora, ele precisa seguir dois passos fundamentais. O primeiro é conseguir a concessão do Ministério das Comunicações que irá liberar através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União. Este é um movimento muito mais político que técnico] trecho da reportagem.


Fonte Na Telinha/UOL
Por Buri Conectado