Cidades da região se mobilizam para garantir vacinação à suas populações através da FNP - Frente Nacional de Prefeitos. São Miguel Arcanjo, Itapeva, Capão Bonito e Taquarivaí já ratificaram o protocolo de intenções firmado entre os Municípios do Brasil, instituindo o Consórcio Público para compra de vacinas para combate à pandemia.

A medida foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal no final do mês passado e poderá ser adotada em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população.  A liberação também vale para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em 72 horas para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.

A Prefeitura de Buri manifestou interesse em integrar o Consórcio Publico e a ação foi celebrada entre os burienses, especialmente diante do cenário sombrio por conta do aumento de casos e mortes por Covid-19. Porém, a Câmara ainda não recebeu o projeto especifico para autorizar o município à aderir ao consórcio.

O prazo termina nesta sexta feira (19) e nesse caso o governo municipal terá de convocar uma Sessão Extraordinária, o que segundo informações ainda não ocorreu. 

O presidente do Legislativo Celso Caiubi disse nesta quinta feira que está conversando com o prefeito sobre o tema e acredita que ele deva enviar o projeto à Câmara, mesmo com a insegurança de interferência por parte do governo federal, como ocorrido segundo ele à um outro consórcio similar no nordeste do país.

Por Buri Conectado