O 'lockdown' decretado pelo governo municipal deve encerrar no próximo dia 30 de março, coincidindo com o término da fase emergencial adotada pelo governador de São Paulo João Dória (PSDB), caso ela não seja prorrogada.

A informação foi dada durante uma 'live' realizada nesta sexta feira (19) pelo prefeito Omar Chain. Até lá todas as medidas devem ser seguidas a risca, ao contrário, pode haver punição.

Omar Chain justificou a decisão baseado nas consequências que podem surgir diante de um confinamento estendido, a exemplo de uma 'instabilidade social'. Ele comparou as restrições a um medicamento antibiótico, que quando não administrado corretamente, pode até matar.

"(...) instabilidade social é saques em supermercados, é perda de comando por parte da Polícia, do Estado de Direito, é praticamente uma guerra civil instalada, aquilo que você na televisão, na Venezuela, a população invadindo mercados, invadindo lojas porque está morrendo gente de fome. Isso é instabilidade social" explicou

O prefeito lembrou ainda que o 'lockdown' municipal iniciou uma semana antes do estadual e que ele seguirá firme até a data determinada. Sobre as aulas presenciais na rede municipal de ensino ele anunciou que devem ser retomadas a partir do dia 5 de abril, porém, os pais que não se sentirem confortáveis não serão abrigados a enviar seus filhos à escola.

Vale lembrar que as medidas que serão afrouxadas são as decretadas pelo município. O decreto do governo estadual vigente deverá ser seguido.

Por Buri Conectado