Diante de constantes argumentos questionando a oferta de informações por parte da Saúde do município, especialmente sobre as ações praticadas nesse momento crítico da pandemia, realizamos uma consulta popular. Aproximadamente 300 pessoas participaram da enquete publicada no início do mês nas plataformas do Buri Conectado.

O questionamento foi - Na sua percepção, a Secretaria de Saúde está sendo transparente nas informações sobre a Covid-19?


Houve quem deduziu que a pergunta estava associada às medidas e protocolos de combate a doença, aquelas incansavelmente divulgadas na Tv, no rádio, nos sites e portais noticiosos diversos.


Porém, as dúvidas da grande maioria dos que participaram se estendem ainda ao plano de vacinação, fiscalização dos infectados, investimento financeiro e estrutura para atender pacientes, número de vacinas, de vacinados, entre outras.


Dentre os participantes, 177 reagiram dizendo que NÃO! a Saúde não está sendo transparente com as informações relacionadas ao coronavírus.


"Não! Queremos saber também onde foi gasto a verba que veio para combater a covid” escreveu Roseli Santos.

"Não! E a verba federal, que foi aos governos e prefeitos? Investiu onde e quanto? O povo merece saber" escreveu Leila Pelichek

"A Constituição Federal garante ao cidadão o acesso aos dados públicos, ou seja é direito de todo o cidadão ter acesso à Informação não é favor " escreveu Thiago Souza.



Uma outra parte com pouco mais de cem pessoas (104) disse que SIM, a Saúde está deixando a população bem informada a respeito da Covid.



"Na minha opinião está sim" escreveu Margarida Bernardo.

"Eu acho que sim, estão avisando, ai se previne quem quer" escreveu Leila Mota.



Durante a Sessão na Câmara dessa segunda feira (8) o vereador Ronaldo Danilo apresentou alguns dados inéditos sobre a vacinação na cidade. Isso foi possível após reunião entre profissionais da saúde e alguns vereadores que também estão sendo cobrados pela população sobre o tema.

 

Segundo o vereador, em fevereiro 554 pessoas receberam a primeira dose das vacinas Coronavac e Astrazeneca em Buri, entre elas, 371 profissionais da saúde, 140 idosos entre 85 e 90 anos e 43 acolhidos e profissionais do Lar São Vicente de Paulo. Ainda segundo ele, 193 pessoas entre profissionais de saúde e acolhidos do Lar já receberam a segunda dose.


A vacinação segue os critérios de prioridade como sugere o Plano Nacional de Vacinação e conforme o vereador, elas estão chegando a passos lentos e que isso não é uma escolha do município.

Por Buri Conectado