Durante a última Sessão na Câmara alguns vereadores demonstraram preocupação com o feriado prolongado em São Paulo previsto para iniciar nesta sexta feira (26) e sugeriram ao governo municipal medidas preventivas a exemplo de barreiras sanitárias, para aferição de temperatura e controle de turistas nas entradas da cidade e sanitização das vias públicas com maior concentração de pessoas, entre outras.

Após declaração do vereador Gabriel Comeron sobre a falta de medicamentos, houve maior apreensão entre eles. 

Durante o uso da palavra o vereador mencionou que a Secretaria de Saúde já está cotando a medicação precoce (cloroquina, vitamina D e Zinco) a ser distribuída na rede municipal de saúde. 

Mais adiante ele disse que a medicação usada pra intubação deve acabar nas próximas semanas e que não está sendo encontrada para aquisição. Gabriel Comeron solicitou aos colegas que contatem seus deputados para que no primeiro sinal do medicamento, solicitem a compra.

"(...) Estamos no limite a gente não está conseguindo achar a medicação que é usada pra intubação. Quem tiver contato ai com os deputados ou com empresas, depois vou passar no grupo as medicações que estamos usando no PA pra intubação" disse.

As manifestações e sugestões.

O vereador Maciel do Fama foi um dos que sugeriram algumas medidas, entre elas, punição através da Guarda Municipal às pessoas que desrespeitam os protocolos de segurança nas ruas, como o uso de máscara e o fechamento das praças para conter aglomeração. Ele também manifestou ser contrário a volta às aulas presencias na rede municipal de ensino, sugerida a partir do dia 5 de abril pelo prefeito Omar Chain.

O vereador Reginaldo Correa 'Naldo' sugeriu monitoramento nos mercados, nas repartições públicas e além dos protocolos já seguidos, a inclusão de medidores de temperatura nesses locais. Ele defende ainda a disponibilização de álcool em gel nas entradas do Cemitério Municipal.

O presidente do Legislativo Celso Caiubi informou que encaminhará um ofício ao prefeito solicitando o afastamento temporário de servidores municipais com mais de 60 anos, por integrarem o grupo de risco, até que tomem a vacina.

As informações posteriores preocupam ainda mais.  

A situação pode ser ainda mais complexa, afinal, o que os vereadores não sabiam é que dois dias depois seria confirmada a presença da nova variante de Manaus em cidades próximas.

Vale lembrar que  essas são medidas de prevenção estipuladas ao poder público, porém, cabe a cada um fazer a sua parte e se prevenir do contágio.

Imagem  arquivo BC
Por Buri Conectado