A falta de arborização na maioria das cidades tem transformado os ambientes urbanos em grandes ilhas de calor. É perceptível o aumento das temperaturas com o passar dos anos e consequentemente a diminuição de chuvas significativas em várias regiões, incluindo em Buri.

Em 12 de junho de 2016 o Buri Conectado publicou fotos enviadas por internautas, que davam conta da geada que fazia por volta das 22h daquela noite. De lá pra cá esse fenômeno diminuiu, pelos menos por aqui. Neste período também mostramos por duas vezes o esvaziamento de um dos maiores rios que cortam o município. A situação causou preocupação ao setor agrícola na época.

Para se ter uma ideia sobre os impactos dessas transformações climáticas na cidade, basta um dedinho de proza com moradores residentes em áreas baixas para saber há quantos janeiros eles não registram enchentes e inundações nessas regiões. 

São mudanças climáticas reais que atestam a preocupação dos cientistas quanto ao aquecimento global e que está encarecendo não apenas a conta de luz dos brasileiros, mas, vários produtos da cesta básica.

A contribuição da sociedade para com o meio ambiente é fundamental diante desse cenário. Ficar sem água por dois dias é ruim, nossa população sabe disso pois já sentiu na pele o drama. Pagar caro em produtos alimentícios e na energia elétrica num momento de pandemia, onde a situação econômica já não está fácil, também não é nada bom. 

É preciso que a sociedade, incluindo você, se mobilize imediatamente para colher os frutos posteriormente. O respeito ao meio ambiente começa dentro de casa, desde a economia de água e luz, a separação do lixo orgânico dos recicláveis, entre outros. São gestos singelos, mas muito importantes para o nosso bem estar.

Arborização urbana.

O governo municipal plantou recentemente dezenas de mudas de árvores da espécie Resedá. A florada, nas cores branca, rosa ou pink, se mantém intensa por toda a primavera. O Resedá tem folhas resistentes à poluição, que caem uma vez só por ano. Se nada disso fosse suficiente para torná-lo uma árvore tão popular, ele ainda aguenta o inverno brasileiro numa boa.

As ruas comtempladas foram a Cel Licínio (Centro) e Fortunato Ferreira de Albuquerque (Além Linha). 

Outras espécies foram plantadas também em espaços maiores como as paralelas ao córrego da Biquinha, praças, etc.

Algumas delas, apesar de encantadoras, não podem ser plantadas em espaços urbanos pois podem provocar transtornos e até danos. 


Por isso separamos algumas que além de ser seguras, certamente irá embelezar sua casa, sua rua e o seu bairro. 


1 - Ipê Amarelo (Tabebuia serratifolia)




Natural da Mata Atlântica, o Ipê, também conhecido como pau d'arco, é uma excelente árvore para o plantio urbano, isso sem falar da bela coloração amarela. É uma árvore que pode chegar até 20 metros, apesar de crescer de forma mais demorada.


2 - Ipê roxo (Tabebuia avellanedae)




Da mesma família do Ipê amarelo, o Ipê roxo tem características parecidas, mas pode alcançar até 35 metros de altura. Muito usado na arborização urbana.


3 - Resedá (Lagerstroemia indica)




Popularmente conhecida como Extremosa ou Escumilha, a Resedá é bastante utilizada na arborização urbana devido à coloração intensa de suas flores, mas esta espécie não é nativa do Brasil. Ela veio da Índia e se desenvolve em locais de clima mais frio, como as cidades da região Sul.


4 - Cássia (Cassia spectabilis)




A Cassia não é uma árvore muito alta, alcança até 8 metros. Em compensação, seu crescimento é considerado rápido.


5 - Quaresmeira (Tibouchina granulosa)




Tem esse nome por conta de sua época de floração, que acontece entre janeiro e abril, mesmo período da quaresma. Essa espécie ocorre naturalmente na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Muito aplicada em canteiros e praças públicas, a quaresmeira tem um forte apelo paisagístico, até em função de sua beleza durante a floração.


6 - Manacá-da-Serra (Tibouchina mutabilis)




O Manacá pode chegar alcançar até 12 metros e é excelente para a arborização urbana. É uma árvore pioneira da Mata Atlântica brasileira, comum nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.


7 - Pata-de-vaca (Bauhinia forficata)




Árvore genuinamente brasileira, a Bauhinia Forficata pode produzir lindas flores para colorir a cidade. Geralmente, ela ocorre em regiões como o Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de países vizinhos como o Uruguai, Paraguai, Peru e Bolívia.

Imagens/ internet.
Por Buri Conectado