A segurança em sala de aula por conta da Covid-19 está sendo intensamente questionada  entre profissionais da educação de Buri. As contestações ganharam força durante essa quarta feira (16) após o prefeito Omar Chain dizer numa transmissão ao vivo em sua rede social, que a escola é o ambiente mais seguro para as crianças. 

A direção da escola municipal Sueli A. M. Nogueira Rodrigues concorda em partes com o que foi dito. Para Zelinda Arato de fato os cuidados tomados pelos professores, que seguem a risca as medidas sanitárias, oferta ampla segurança aos alunos, especialmente porque ao invés de ficarem pelas ruas, estão entre profissionais que se dedicam em evitar a disseminação da doença no ambiente escolar. Porém, quanto aos professores, ela diz que eles acabam ficando expostos aos riscos e explica o porquê.

"(...) todos os dias recebemos notificação de alunos em isolamento, isso quando eles procuram um médico. Quando eles não procuram um médico a gente não sabe se ele está ou não infectado. As vezes ele é assintomático. A gente toma o maior cuidado, quanto a isso eu asseguro. A gente procura fazer tudo certinho, aferindo a temperatura, exigindo a máscara, chamando atenção daquele que fica com o nariz de fora" disse. 

Ainda segundo Zelinda, apesar dos cuidados não há como garantir um ambiente 100% seguro, especialmente aos professores.

"(...) Infelizmente 100% não existe. Mas estamos sempre de olho, mantendo o distanciamento. Agora, esses alunos ganharam as máscaras, será que eles higienizam essas máscaras, a própria roupa e o material escolar? Nem sempre a gente sabe que esse aluno está em isolamento ou que deveria estar. Então, não sei se esse ambiente é seguro, pode ser que para as crianças seja mais seguro que a rua, para o professor eu não sei" disse.


Prefeito responde professora e diretora em sua rede social. Ambas questionaram trechos de sua fala.


A Secretaria Municipal de Educação não respondeu ao Buri Conectado sobre a controversa de narrativas e como está de fato a situação no ambiente escolar. Porém, o próprio prefeito Omar Chain respondeu em sua rede social as contestações das profissionais da educação que se manifestaram mais cedo. 

Em letras garrafais ele respondeu sobre se tinha conhecimento do número de casos na escola infantil Maestro Gumercindo P. Andrade.

" (...) casos PONTUAIS, SÃO ABSOLUTAMENTE NORMAIS, NINGUÉM DISSE QUE A PANDEMIA ACABOU! BURI ESTÁ SIM PASSANDO POR UM BOM MOMENTO, REFORÇANDO QUE NINGUÉM É OBRIGADO A MANDAR OS FILHOS PARA A ESCOLA!!!" [sic].

Omar Chain também respondeu a direção da unidade escolar acima mencionada. 

"Já perdi meu pai, tive Covid, minha filha também! Nem por isso deixei de cumprir com minhas obrigações!!! Buri no geral passa por um bom momento sim, estrutura das escolas decentes! Produtos de higiene, máscaras, redução do número de alunos, tudo de acordo com o ministério da educação! Agora a pandemia realmente existe, nem por isso vamos parar de viver e assumir nossas responsabilidades! Será que vc como diretora já parou para pensar nos 645 municípios do estado de São Paulo, onde a grande maioria não tem as “ mordomias “ que Buri oferece e CONTINUAM COM AULAS PRESENCIAIS"[sic]

Novamente Renata Rossi rebateu ao que escreveu o prefeito.

"Omar Chain bem sei que vc não entende nada de educação e principalmente de creche, eu poderia passar horas te descrevendo que não creche se carrega bebê no colo, limpa lágrimas, nariz, fezes entre outros o carinho e aconchego que se dá quando a mãe precisa deixar a criança na escola por não ter opção , que vc bem sabe que poderia dar assistência financeira para que os pais não sejam obrigados a mandar seus filhos para escola. Cheguei em um ponto em ver suas lives de não acreditar que vc é capaz de dizer que está tudo bem . Quanto a seus filhos tenho certeza que não foram no hospital . Pois minha irmã foi e até agora está sem nenhum medicamento e nem o teste pronto. Então meu caro quem tem dinheiro fica fácil bater no peito. Não estou preocupada comigo e sim com a quantidade de professores que vc decidiu colocar na ativa tendo a opção de fechar as escolas e a gente sabe o porquê infelizmente. Passe bem e que Deus possa te cobrar por pensar só em dinheiro ao invés do povo. [sic]


Professores devem assinar um dossiê onde alegam as razões para suspender as aulas presenciais. O documento deve ser endereçado ao prefeito e ao Ministério Público.


Temerosos com a situação diante dos casos de Covid-19 nas unidades escolares, professores estão elaborando um dossiê onde mencionam as razões que os levam a afirmar que a reabertura das escolas no cenário atual é absolutamente descabida. 

De acordo com as informações a que tivemos acesso, são documentos elaborados por iniciativas diferentes, ou seja, a mobilização não envolve professores de apenas uma escola. Os documentos deverão ser endereçados inicialmente ao prefeito municipal e posteriormente ao Ministério Público. 

O Buri Conectado teve acesso a um deles. 

Ainda segundo informações, 7 profissionais que atuam na escola municipal São João foram diagnosticados com a Covid e tiveram que se afastar. 

Na escola Gumercindo são 3 infectados, incluindo a diretora Renata Rossi, que segue afastada. Por lá, as atividades presenciais de duas salas foram suspensas, uma da escola Amália Guimarães e a outra da escola Gumercindo. Devido a reformas, ambas estão funcionando no mesmo endereço.


Por Buri Conectado