Servidores da rede municipal de ensino e pais de alunos questionaram e contestaram trechos da fala do prefeito de Buri durante uma 'live' realizada na manhã desta quarta feira (16). A transmissão durou aproximadamente 16 minutos e nela Omar Chain mencionou algumas restrições, medidas de combate a Covid tomadas pelo município e já no final, incentivou pais de alunos a enviarem seus filhos às escolas, alegando que a situação estava tranquila. 

"Com relação às nossas escolas, pessoal, podem mandar as crianças nas escolas. Nossas escolas estão muito bem cuidadas, tá? É, distanciamento, a questão de dia azul e verde de quem vai um dia não vai no outro, poucos alunos por sala, é muito importante a aula presencial. Embora não seja obrigatória ninguém vai ficar com falta, mas, mande seu filho, pode entrar na escola, conhecer as dependências da escola. Realmente eu acredito que a escola é hoje o lugar mais seguro para seu filho" disse o prefeito

A partir dai iniciou-se o conflito das narrativas. 

A professora de educação infantil Mariza Martins Santucci foi uma das profissionais de educação que questionaram.

"Você está ciente do número de casos positivos na Escola Gumercindo?" escreveu

Em seguida, surgiram novos comentários dando conta da transmissão da Covid em outras unidades escolares e sugerindo o fechamento delas.

"Pois é, tem várias escolas com muitos casos positivos e aí eles tomaram a primeira dose mais não estão imunes, vai esperar começar a morrer gente de novo pra fechar as escolas" escreveu Li Ribeiro

"Meu filho estuda na Amália, que está temporariamente junto com a Gumercindo. A professora do meu filho testou positivo para o Covid e só foram me avisar quando meu filho era o único da salinha que estava indo na creche, pois os outros coleguinhas estavam todos com sintomas gripais" escreveu Laís Machado Rielo.

A diretora da escola infantil Maestro Gumercindo Pereira Andrade, que devido a reformas divide temporariamente espaço com a Amália Guimarães, se manifestou na live e relatou o sofrimento e os transtornos provocados pela Covid em sua família. Renata Rossi disse ainda que para o sistema politico os profissionais da educação não passam de números estatísticos.

"Bom dia! Infelizmente quando trabalhamos uma vida toda pela educação, só somos um número de vida ou talvez de morte. Hoje estou há 12 dias, já gastei aproximadamente 3000,00 não tive apoio de ninguém da Secretaria da Educação, nem um como vc esta? A escola Gumercindo e meus companheiros sempre me apoiando e eu sinto pena de saber que a política perpassa a vida de todos que estão ali trabalhando sem ter opção de querer ou não. Momento bom só se for em sua casa, só da minha família estamos em 15 inclusive meu neto de 10 meses feito exame de Covid particular" escreveu a diretora.

No final de seu extenso comentário Renata Rossi disse que para o prefeito o mais importante é fazer política, ao invés de preocupar-se segundo ela, com a vida dos servidores. Ao final do comentário ela diz esperar que Omar Chain 'acorde' e cuide de seu povo, dos que o reelegeram e que deseja que ele não perca ninguém da família ou amigos para a doença.

"Seu problema é só político e demonstra isso com suas lives infelizmente que parecem ser gravadas. Espero de todo meu coração que vc não precise perder ninguém que ama para acordar e cuidar do seu povo, a quem te apoiou. Só peço a Deus que nos de forças para superar esse momento difícil em minha vida, da minha família e de todos que precisam nesse momento difícil" finalizou

Diante da controvérsia de narrativas, o Buri Conectado procurou a recém chegada secretária de educação Ana Alice. Questionamos sobre o episódio e entre as perguntas, qual a verdade sobre a segurança das crianças e dos profissionais de educação no ambiente escolar, frente ao avanço da Covid pela região. Ate o momento não obtivemos respostas.

Por Buri Conectado