Os supostos disparos ouvidos no fim da noite desta quinta feira (15) por alguns moradores, em especial aos que vivem próximos do Jd. Pieroni, eram na verdade bombinhas, segundo a Guarda Civil Municipal.

O material é bastante comum em festas juninas e faz parte da família de artefatos mencionados no Projeto de Lei nº 8/2021, que penaliza o uso de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam estampidos e/ou barulho. O PL de autoria do presidente da Câmara, Celso Caiubi, foi aprovado em fevereiro desse ano por todos os vereadores.

De acordo com os moradores, foram cerca de 20 explosões por volta da meia noite. Os estampidos semelhantes aos produzidos por arma de fogo puderam ser ouvidos em outras regiões da cidade, inclusive do Além Linha.

Durante patrulhamento a GCM localizou o dono dos explosivos. Segundo a guarnição, ele teria dito que as bombinhas eram pra dispersar cachorros que estavam fazendo barulho próximos à sua residência.

Segundo a GCM, o morador precisou ser conduzido ao Plantão Policial de Itapeva pois teria desacatado a equipe. O material foi apreendido.

Por Buri Conectado