Oito dos onze vereadores de Buri visitaram nesta sexta feira (30) as obras do Centro de Referência em Educação no Além Linha, entre eles, Maciel do Fama, Zilma Pavoni, Reginaldo Correa, Renato V. Cassu, Gabriel Comeron, Ronaldo Danilo, Claudia Maria e Benedito Antunes. 

A fiscalização foi motivada por uma denúncia anônima sobre possíveis alterações, não correspondentes ao que consta no projeto inicial. Todos os vereadores acima mencionados assinaram um ofício que foi encaminhado ao Ministério Público para apurações. 

No documento ao qual o Buri Conectado teve acesso, eles também solicitam autorização do MP para a remoção de uma broca, já concretada, para que possam analisar as medidas com precisão. Eles justificaram que as ferragens encontradas na obra durante a tarde, mediam 1,30m, ou seja, divergentes dos 2,90m constados na planta. 

"Ao chegarmos na obra avistamos ferragens armadas parecidas com as da denúncia e, ao perguntar para o engenheiro responsável, o mesmo nos informou que as ferragens seriam utilizadas para a construção da guarita, porém, ao nos mostrar a planta verificamos que na guarita seriam utilizadas outras medidas" trecho do documento.



Ainda durante a visita os vereadores constataram outras irregularidades. Conforme consta no documento, o muro estaria fora de esquadro, as calçadas com espessuras inferiores e ferragens com bitola inferior à especificada na planta.  Ao MP foi informado ainda que o secretário de obras e o engenheiro da prefeitura estiveram no local e que teriam solicitado um dia para que pudessem fazer uma análise detalhada do caso, após o engenheiro da obra ter dito que seguia um segundo projeto, sem apresentá-lo.

Ainda de acordo com o ofício, no dia seguinte e por questões de saúde, o engenheiro da prefeitura teria confirmado as irregularidades através de mensagens via celular. O Buri Conectado teve acesso a trechos da conversa que sugeria, diante da constatação de alterações no projeto, o abatimento no valor de R$ 5.648,72 e a solicitação de um laudo com responsabilidade técnica pela estrutura executada. 

A construção do Centro de Referência em Educação iniciou em 10 de maio e deve custar pouco mais de sete milhões e meio de reais (R$ 7.508. 821,98).



Por Buri Conectado +30k.