O período de quarentena, com restrições de horários e público a estabelecimentos comerciais terminou nesta terça feira (17) em todo o Estado de São Paulo. A liberação foi anunciada pelo governador João Dória (PSDB).

As medidas restritivas de combate a disseminação da Covid-19 se estenderam por cerca de 1 ano e cinco meses. Agora, estabelecimentos comerciais e serviços de todos os setores econômicos não terão mais limite de horário e nem de capacidade de ocupação de público. 

Também serão liberados os eventos sociais, culturais e as feiras corporativas com controle de público. Continuam proibidos apenas shows com público em pé, pistas de dança e torcida em estádios de futebol, que devem ser autorizados em 1º de novembro.

O que volta a funcionar normalmente sem qualquer restrição.

- Restaurantes, bares, cafés e lanchonetes;
- Lojas, shoppings, galerias e outros comércios não essenciais;
- Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética;
- Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado;
- Academias de ginástica, clubes e centros esportivos.
- Serviços essenciais como supermercados, postos de gasolina, bancos e farmácias já estavam autorizados a operar em qualquer horário.

O que continua proibido?

- Shows com público em pé;
- Pistas de dança;
- Torcida em estádios.

Importante: O uso da máscara continua sendo obrigatório. Cabe a cada cidadão se precaver através do uso contínuo de álcool em gel, evitando ambientes aglomerados e mantendo o distanciamento de pelo menos um metro. 

Imagem arquivo BC
Por Buri Conectado +30k.