As chuvas dos últimos dias foram fundamentais para o reabastecimentos dos rios, mananciais e pra melhorar a qualidade do ar, anteriormente prejudicada pela estiagem, queimadas e poluição em geral. O rio Apiaí-Guaçu, na altura da região da Laranja Azeda, aparentemente recuperou suas águas e deixou felizes aqueles que o viram bem baixo semanas anteriores.

A servidora municipal Luciana Silvestre foi uma delas. Ela possui uma propriedade às margens do rio e disse que há algumas semanas foi possível se refrescar com a água na altura do joelho em alguns pontos. Hoje, isso não é mais possível.

"Como é bom ver o rio cheio, nós estávamos precisando. Pode chover mais" escreveu.

Segundo o gerente do Posto de Atendimento da Sabesp, Edson Antônio Duarte Dantes, nunca houve o risco de racionamento de água em Buri, como observado em algumas cidades não tão distantes, contudo, disse que não há dúvidas que houve melhoramento no manancial, ou seja, na fonte de captação de água, graças ao volume das últimas chuvas.

De acordo com especialistas em agronomia ouvidos pelo Buri Conectado, as últimas chuvas garantem um bom nascimento das áreas de soja plantadas até o momento, especialmente em Buri, dado ao bom volume pluviométrico. Porém, para a plena tranquilidade do plantio é preciso de mais chuvas já que a demanda de água aumenta conforme o desenvolvimento da planta.

"(...) na agricultura tudo é muito complexo depende de muitas variáveis para se ter um bom plantio, de forma resumida, podemos dizer que o volume atual das chuvas até hoje, garante para nosso município um bom plantio até 25 de outubro". 

De qualquer forma as chuvas continuam sendo necessárias, não apenas à nossa região, mas também as demais, para que de fato possamos sentir mais segurança em todos os aspectos que demandam água, para os bons negócios e para nossa sobrevivência. 

Para isto é preciso despertar AGORA quanto ao uso responsável da água e a proteção de nossos recursos naturais. 

Foto: Luciana Silvestre
Por Buri Conectado +30k.