A partir das 12h59 desta terça feira (21) começa o verão no hemisfério Sul. A estação mais quente do ano terminará em 20 de março de 2022, às 12h33 quando terá início o outono.

“O início das estações está associado aos fenômenos astronômicos chamados solstícios (verão e inverno) e equinócios (primavera e outono) que são definidos pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol bem como pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita”, explica a Dra.Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional, unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Em Astronomia é comum olharmos o movimento dos astros do ponto de vista da Terra, usando, portanto, um sistema de referência geocêntrico. Assim, definimos a esfera celeste onde o equador celeste é a continuação do equador terrestre. O caminho que o Sol faz é chamado de eclíptica.

Em seu movimento anual, o Sol cruza o equador celeste duas vezes no ano, quando ocorrem os equinócios, e está em seu ponto mais distante do equador celeste em duas vezes no ano, quando ocorrem os solstícios. Assim, no próximo dia 21 exatamente às 12h59, hora Legal de Brasília, o Sol vai atingir o seu ponto mais distante do equador celeste no hemisfério sul celeste, marcando o início do verão no hemisfério sul e o início do inverno no hemisfério norte.

O fenômeno La Niña vai influenciar todo o verão no Brasil. Com menos umidade no ar, fica mais difícil a formação das grandes nuvens que provocam a chuva. Esse é um dos motivos pelos quais vamos ter menos chuva do que o normal no centro-sul do país no verão 2022. O verão terá calor, mas não será um calor fora do comum. A sequência de dias quentes será interrompida com frequência pela passagem das frentes frias e a entrada de ar frio de origem polar.

Observatório Nacional